Confirmados focos do mosquito da Dengue em Flor do Sertão

A Secretaria Municipal de Saúde de Flor do Sertão confirmou a existência de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, a Chikungunya e a Zika. Com a chegada do calor, aliado às chuvas da estação, o clima fica propício para a procriação do mosquito, que deposita suas larvas em locais com água parada e limpa. Flor do Sertão registrou dois casos positivos de Dengue em 2021, o que liga o alerta nos profissionais da saúde.

Segundo a Secretária de Saúde, Maristela Cassol Valler, o Município toma todas as medidas necessárias para monitorar o surgimento de focos do mosquito. “Temos diversas armadilhas, instaladas em locais estratégicos e monitoradas constantemente pela profissional Agente de Endemias; infelizmente, foram registrados alguns focos do mosquito, o que significa que precisamos melhorar mais ainda o trabalho de prevenção e fiscalização, onde é fundamental a colaboração de toda a comunidade”, afirma Maristela.

Conforme explica a Agente de Endemias, Jaqueline Falkoski, quando se encontram focos, as chances de contrair alguma das doenças transmitidas pelo mosquito aumentam significativamente, bem como a preocupação dos profissionais de saúde. “Os focos são larvas, confirmadas pelo laboratório como sendo do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor; não foram registrados apenas em armadilhas, mas também em residências e locais onde se acumulam sucatas, ferro velho e entulhos”, informa ela, enfatizando a necessidade da cooperação de toda população na prevenção: “primeiramente, em nossas casas e propriedades, mas também em locais públicos, todos somos responsáveis e podemos melhorar os cuidados e a fiscalização”, completa Jaqueline.