SECRETARIO MUNICIPAL DE SAUDE PARTICIPA EM ITAPEMA – SC DO XXXVIII ENCONTRO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SANTA CATARINA

O Colegiado de Secretários Municipais de Saúde da Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS, esteve participando nos dias 6, 7 e 8 do corrente, do XXXVIII Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS, no Município de Itapema/SC.
A solenidade de abertura aconteceu na noite da última quinta-feira, dia 6, contando com a presença do Sr. Celso Dellagiustina- Presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, do Sr. Sabino Bussanello – Prefeito Municipal de Itapema, dos Deputados Estaduais Srs. Pedro Uczai e Jailson Lima – representante da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado, da Sra. Carmem Zanotto – Diretora Geral da Secretaria de Estado da Saúde, da Sra. Ana Luiza – Coordenadora da 17ª Regional de Saúde e da Sra. Marlene Madalena Possan Foschiera – Secretária de Saúde de Itapema.
Antes da abertura oficial, às 9h de quinta-feira foi realizada a reunião prévia do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS, com objetivo de compactuar ações e recursos financeiros e, posterior a isso, às 14 horas, as reivindicações foram levadas à Comissão Intergestora Bipartite – CIB, a qual define as políticas de saúde e recursos financeiros do Estado.
Na sexta-feira, dia 7, os Secretários dos municípios catarinenses discutiram temas como "Integralidade: A Garantia da Hospitalização"; "Integralidade: A Garantia da Assistência à Saúde Mental", sendo elaborada uma carta de agenda política que define os encaminhamentos discutidos no encontro e que, serão levados à Secretaria de Estado da Saúde.
A Secretária Marlene Madalene Possan Foschiera, considerou o encontro como uma forma de consolidar as políticas públicas municipais de saúde e, principalmente, apresentar e divulgar as potencialidades de Itapema para todo o Estado.
Representando os municípios afiliados à Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS estiveram presentes, além do presidente do Colegiado, Sr. Olmir J. Meneghetti de Flor do Sertão, a Assistente Administrativa da AMERIOS, Srta. Cristiane Martim; e os seguintes Secretários Municipais de Saúde: Sr. Vilson de Lima – Bom Jesus do Oeste, Sr. Sidnei Bellé – Caibi, Sr. Ario Abílio Söchtig – Cunha Porã, Sra. Marizete Badia – Maravilha; Sr. Jackson Michels – Modelo; Sr. Dirceu Perondi – Riqueza, Sr. Luis de Paris – Saltinho, Sra. Odete Conte – São Miguel da Boa Vista e a Sra. Salete Badia Johner de Tigrinhos, além de Secretários Municipais da AMOSC e AMAI.