Bons índices de vacinação em Flor do Sertão vão além do Covid-19

Manter o cartão de vacinação atualizado é uma das principais formas de prevenção contra doenças infectocontagiosas. E esse é o propósito de diversas campanhas de vacinação que são realizadas ao longo do ano no Brasil, que está entre os países que possuem um serviço de vacinação eficiente. Isso se confirma no fato de que doenças comuns no passado, como Sarampo, Meningite, Caxumba, Paralisia Infantil, Tétano, Coqueluche, Hepatite, entre outras, hoje estão controladas graças ao elevado índice de imunização no país.

Segundo a agente de imunização da Unidade de Saúde de Flor do Sertão, Ângela Giglioli, as vacinas são essenciais para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde, em todas as idades. “Elas atuam na defesa do organismo contra agentes infecciosos e bacterianos, tanto em crianças como em adultos; vacinar-se sem dúvida é a melhor forma de prevenir-se”, garante ela.

Enquanto os índices de vacinação no Brasil, que já superaram os 90%, estão caindo, muito em virtude de movimentos anti vacinas, que propagam a desconstrução da autoridade médica, em Flor do Sertão a situação é diferente, atingindo 100% do público alvo em alguns casos. “O trabalho é feito em conjunto, tendo a colaboração das agentes comunitárias de saúde, principalmente quanto à vacinação infantil, onde atingimos a totalidade das crianças; com a vacinação contra o Covid-19 aproveitamos para atualizar o cartão de vacinação dos adultos também”, afirma Ângela, destacando que em algumas situações é realizada a “busca ativa”, quando a equipe vai até a residência vacinar, principalmente crianças e idosos.