Duas semanas sem casos positivos!

Com menos de 80 pessoas adultas sem receber a vacina, que já está disponível para todos que têm 18 anos acima, o Município de Flor do Sertão está no patamar que todos desejam: nenhum caso ativo do Covid-19. E esse quadro já perdura duas semanas. Com 189 casos positivos desde o início da pandemia, é um dos municípios com menor número de casos, sendo um dos dois únicos que não registraram óbito em decorrência desse vírus (outro município é Novo Horizonte).

Desde o início da pandemia, a Secretaria de Saúde adotou ações estratégias visando reduzir o impacto negativo do vírus, que se alastrava mundo a fora de forma assustadora. Os profissionais de saúde receberam uniformes novos, lavados na própria Unidade de Saúde; foi contratado mais um médico para garantir o atendimento integral da população, inclusive à noite e aos sábados; fez-se monitoramento dos casos ativos ou mesmo suspeitos, com a parceria de outros órgãos, como a Polícia Militar; intensificou-se a conscientização da população de todas as formas possíveis, visando garantir que fossem seguidos os cuidados mínimos: uso de máscara e álcool em gel, além do distanciamento.

Segundo a Secretária de Saúde, Maristela Cassol Valler, o resultado é mérito de todos os envolvidos que, mais uma vez, possibilitaram que o Município tivesse destaque positivo nessa luta contra o vírus. “O empenho dos profissionais de saúde nesse período é digno de reconhecimento; mas convém dividir essa conquista com todos os envolvidos, desde a Administração Municipal, sempre parceira, aos demais órgãos, grupos, igrejas e a população em geral, que cooperaram para o bem de todos”, reconhece ela, lembrando que a pandemia ainda não foi vencida totalmente e todos devem seguir mantendo os cuidados necessários: “mesmo quem já recebeu duas doses da vacina, que reduz muito o risco de contágio, não devemos relaxar nos cuidados básicos”.