SECRETARIA MUNICIPAL DA SAUDE ORGANIZA PALESTRAS PARA COMEMORAR O DIA MUNDIAL SEM TABACO

Em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco que é comemorado no dia 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Flor do Sertão, realizou palestra no último dia 29 de maio, de manhã e a tarde, no auditório da Prefeitura Municipal de Flor do Sertão, envolvendo os estudantes de sétima e oitava séries do ensino fundamental e estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Jorge Lacerda.
Como vem acontecendo há vários anos, nesta data são realizados eventos que visam esclarecer e conscientizar a comunidade, principalmente a juventude, dos grandes males causados pelo fumo, suas conseqüências e os prejuízos causados ao organismo das pessoas que fazer uso do tabaco.
O palestrante deste evento foi o senhor Julio Sobieski, de setenta anos de idade que reside em Flor do Sertão há 43 anos, que na oportunidade falou aos estudantes sobre sua experiência de vida.
O palestrante, que durante 17 anos foi dependente de álcool e após internação para tratamento da dependência e muita força de vontade, conseguiu se livrar do alcoolismo e há 13 anos está "livre deste terrível mal", segundo suas próprias palavras.
No ano passado, seu Julio procurou a Secretaria Municipal de Saúde em busca de ajuda para vencer mais uma batalha, a dependência do cigarro. Com auxílio da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, após tratamento de trinta dias, conseguiu parar de fumar.
Num ambiente bastante descontraído, aproximadamente oitenta estudantes ouviram atentamente os comentários, fazendo perguntas sobre alcoolismo e tabagismo.
O Secretário Municipal da Saúde Olmir José Meneghetti, agradece a Direção da Escola, Professores e estudantes pela participação e especialmente ao Senhor Julio, pela disponibilidade de colaborar com a Secretaria Municipal de Saúde.