Flor do Sertão: vitrine de Santa Catarina

A Terra do Ipê Amarelo, como é conhecido o município de Flor do Sertão, ao longo de seus 18 anos de emancipação político administrativo vem se tornando referência em qualidade de vida devido o brilhante trabalho empregado em prol dos munícipes florsertanenses.

O município de Flor do Sertão mudou para melhor. A afirmação vem de encontro à divulgação do Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios (IDHM) divulgado no dia 29 de julho de 2013 pela Organização das Nações Unidas (ONU), os dados são do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, apresentado em Brasília pelo programa Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O indicador IDHM varia numa escala de 0 a 1, quanto mais próximo de um melhor o desempenho do município. O índice considera que apenas o crescimento econômico não é suficiente para medir o desenvolvimento de uma cidade:  o IDHM é constituído da avaliação de três principais critérios relacionados à saúde, educação e renda, que com base no último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) do ano de 2010 considera-se grau de escolaridade (média de anos de estudo da população adulta e expectativa de vida escolar, ou tempo que uma criança ficará matriculada), renda (Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes) e saúde (baseia-se na expectativa de vida da população, reflete as condições de saúde e dos serviços de saneamento ambiental).

Na escala de avaliação do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal são consideradas 05 faixas: Muito Baixo varia entre zero (0) a 0,499, Baixo entre 0,5 e 0,599, Médio entre 0,6 a 0,699, Alto de 0,7 a 0,799 e Muito alto varia de 0,8 a 1,00.

O município de Flor do Sertão teve um crescimento de 20,41% desde a última divulgação do IDHM no ano de 2000, de 0,588 para 0,708, em termos estatísticos saiu da classificação de baixo desenvolvimento humano para alto desenvolvimento humano.

Conforme os dados divulgados em 2013 a longevidade da população florsertanense pontuou 0,792, seguido pela renda, com 0,736 e escolaridade, com 0,608. O IDHM garantiu ao município a 1665ª colocação no ranking nacional de um total de 5565 municípios federais e a 207ª colocação no ranking estadual de um total de 293 municípios catarinenses.

Conforme o prefeito municipal Rogério Perin, a mudança do cenário municipal frente aos indicadores reflete o amplo trabalho desenvolvido no município como indispensável para a qualidade de vida da população. “A caracterização da qualidade de vida do município apoiou-se no uso de indicadores reconhecidos e amplamente utilizados, como é o caso do Índice de Desenvolvimento Humano que apresenta de forma transparente o trabalho em prol de Flor do Sertão frente a ações relacionadas à educação, longevidade, emprego e renda, acesso ao trabalho, condições habitacionais e outras variáveis que integram alguns dos indicadores” argumenta.

O prefeito cita algumas ações em cada item avaliado. “Dentro da educação citamos a estrutura física e profissional com incentivo a cursos técnicos e superiores, os serviços de saúde são em sua totalidade focados na resolutividade com uma farmácia básica completa, especialidades médicas e exames de baixa e alta complexidade, bem como diversos programas de prevenção em saúde. O incentivo a indústrias com a criação da área industrial veio a somar no setor de emprego e renda, bem como em parcerias com empresas de outros municípios. Não se pode deixar de mencionar o incentivo dado à agricultura no município, onde inúmeras ações beneficiam nossa população rural como forma de aumentar a renda da agricultura familiar. No setor habitacional diversos programas vem contribuindo para a melhoria das habitações com construções de novas casas. Esse incessante trabalho pode ser avaliado através da nossa escala no ranking do IDHM” pontua.

Flor do Sertão é um município catarinense de pequeno porte, com uma extensão territorial de 58,7km² e população de 1.588 habitantes e emancipado no ano de 1995. Para o prefeito municipal, a idade do município é um dos fatores que dificultam o crescimento. “Nosso município tem todo potencial para desenvolvimento, o porte e a dimensão populacional são fatores que agregam ao desenvolvimento do município, contudo, Flor do Sertão ainda é um município jovem e seu desenvolvimento está iniciando agora com a instalação de indústrias e fortalecimento do comércio. Porém, nossas ações são buscadas dia após dia para fazer de Flor do Sertão um município ainda melhor, aumentando todos os índices que avaliam a qualidade de vida e satisfação de nossa população, esse é o termômetro de um gestor” finaliza.