Criada a Cooperativa de Energia Solar de Flor do Sertão e Região

A noite do último dia de junho de 2022 ficará na história de Flor do Sertão. O Centro de Convivência de Idosos ficou lotado para Assembleia de Fundação da Cooperativa de Energia Solar de Flor do Sertão e Região – COOPERSOLAR Flor do Sertão. O evento contou com a presença do Deputado Federal Pedro Uczai, articulador do projeto das cooperativas de energia solar, e das principais lideranças municipais, além do Prefeito de São Miguel da Boa Vista, Vanderlei Bonaldo, interessado em levar a ideia para seu município. Com décadas de estudo na área da energia solar, o Deputad Uczai explanou os principais tópicos que mobilizam lideranças regionais na criação de cooperativas de energia solar; também respondeu perguntas e tirou dúvidas dos presentes.

Com o suporte da Assessorcon Contabilidade Empresarial, que está assessorando o projeto, a Assembleia definiu alguns tópicos essenciais do Estatuto e também elegeu o Conselho Administrativo e o Conselho Fiscal para os dois primeiros anos da Cooperativa. Assim ficou definido o Conselho Administrativo: Presidente – Jovir Zanuzzo; Vice-Presidente – Vanderlei Kuhn; Tesoureiro – Rodrigo Noronha; Secretária – Juliana Schmoeller; Conselheiros – Adriano Reichert, Diego Engel, Doalcei Pigatto e Adilso Oro. E o Conselho Fiscal eleito: Efetivos – Adriano Serafini, Cleder Giacomelli e Marcelo Valer; Suplentes – Angela Giglioli, Euclides de Barba e Inácio Saling.

“O desafio é grande, mas o propósito é nobre”, afirmou Jovir Zanuzzo que, junto com o Vice-Prefeito Moacir Gujel e o Secretário Municipal Vanderlei Kuhn, encampou a ideia de viabilizar a criação de uma cooperativa em Flor do Sertão. “Há menos de dois meses nem tínhamos ideia do projeto, mas depois de correr atrás, pesquisar, tirar dúvidas, participar de curso, assistir aulas, sempre com o apoio da Administração Municipal, estamos convictos de que a iniciativa é louvável e de que vale a pena sair da zona de conforto e lutar por algo que possibilitará economia e qualidade de vida às famílias que aderirem ao projeto”, comenta. “Vamos aprender e trabalhar juntos, fazendo jus aos nobres valores do cooperativismo”, conclui Zanuzzo.

Para o Prefeito Municipal, Sidnei José Willinghöfer, a constituição da Cooperativa será altamente benéfica ao Município, porque possibilita economia às famílias. “Se é vantajoso investir em economia solar de forma particular, sem dúvida mais vantajoso ainda é fazer isso de forma cooperada, o que barateia custos e beneficia mais famílias; damos total apoio ao projeto e agradecemos ao Deputado Uczai, idealizador, bem como a todos aqui do Município que se envolveram nessa empreitada; que a diretoria eleita faça um ótimo trabalho”, comenta o prefeito.