Doenças do Coração é tema do Dia da Saúde em Flor do Sertão!

A Secretaria Municipal de Saúde de Flor do Sertão realizou importante evento na última quinta-feira, dia 07 de abril, alusivo ao Dia Mundial da Saúde. Na ocasião, o médico Evandro Nicola abordou o tema “Doenças do Coração”, alertando os participantes quanto à gravidade das doenças que atingem o coração, como hipertensão, anjina, infarto, insuficiência cardíaca, dentre outras. Segundo o especialista, pelo menos um terço das mortes decorrem de algum problema relacionado ao coração. No entanto, indica ele, a prevenção, sustentada em bons hábitos e consultas regulares, é altamente eficaz, o que ajuda a reduzir muito os riscos e ter mais qualidade de vida.

“Atualmente, com as melhorias tecnológicas auxiliando muito a medicina, a expectativa de vida tem aumentado bastante; e isso reflete, inclusive, nas doenças do coração, que podem ser detectadas e tratadas preventivamente, o que antigamente era muito difícil”, comenta ele. Nicola destaca, no entanto, que o número de homens que perde a vida para as doenças do coração é bem superior ao de mulheres, e o motivo é claro: “infelizmente, de modo geral, os homens resistem mais a procurar médico, seja para exames de rotina ou quando percebem alguma alteração em seu quadro de saúde; é uma cultura que precisamos mudar, daí a importância de conscientizarmos todos, mas particularmente a população masculina”, ressalta o médico, indicando práticas preventivas eficazes, como a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, além de evitar vícios como cigarro e bebida em excesso.

Como no momento o Município, e toda a região, se encontram em estado de epidemia de Dengue, o profissional também fez uma abordagem sobre a doença, relatando os principais sintomas e indicando a medicação padrão, orientada pelo Conselho Nacional de Medicina: dipirona ou paracetamol, hidratação e repouso, além de remédio para náusea ou vômito, se for o caso. Por fim, Evandro Nicola parabenizou o Município de Flor do Sertão pela excelente condução na área da saúde, sendo um exemplo para toda a região. “A gente conversa muito sobre a Flor, com outros médicos e pessoas da área, e o trabalho que é feito aqui neste Município é de tirar o chapéu; vocês são privilegiados; Flor do Sertão tem tudo pra ser uma pequena Veranópolis” (município gaúcho que é referência em longevidade), comentou ele.

O evento, realizado no Centro de Idosos, contou com boa participação da comunidade. Na ocasião o Grupo Amigas da Vida (GAVI) distribuiu medicamentos fitoterápicos e uma equipe da Saúde realizou testes rápidos e também ministrou a vacina da gripe aos idosos. Segundo a Secretária Maristela Valler, o evento atendeu a expectativa. “A conscientização das pessoas no que diz respeito à saúde é fundamental, sendo uma das estratégias mais eficazes; e o médico Evandro, que tem vasto conhecimento sobre as doenças do coração, nos brindou com ótimas orientações e dicas importantes para garantir uma vida mais saudável; cabe a cada um levar a sério, cuidar-se e usufruir do que temos à disposição para garantir qualidade de vida”, afirmou ela.