A Educação no Trânsito como ação para a preservação da vida

A educação no trânsito está diretamente ligada a um processo contínuo de construção de conceitos e valores, para o exercício da cidadania, na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito, ao estimulo dos alunos aos hábitos e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento em ação, de observações, vivências e situações encontradas no seu cotidiano, bem como a interpretação crítica do mundo onde vive, interferindo no seu contexto.

Tal iniciativa tem por objetivo contribuir na compreensão da criança em relação aos elementos e às situações vivenciadas no trânsito, cujos ensinamentos junto aos alunos devem ser orientados a ter um comportamento adequado em relação à segurança necessária nas vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de passageiro, da utilização de equipamentos de proteção e segurança.

O Brasil é o quarto país onde mais acontecem acidentes de trânsito e desperdiça com isso 10 bilhões de reais por ano, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Por isso, o estudo de Educação no Trânsito, enquanto componente curricular escolar, é fundamental para a conscientização das crianças em relação ao trânsito, criando nelas valores como companheirismo, cooperação, tolerância, comprometimento e solidariedade. Como ressalta Martins (2007, p.106) “Tornar o trânsito mais humano requer motivação na perspectiva educativa que refletirá na motivação da escola, da família e de todo o espaço do trânsito, estendendo a interdisciplinaridade a muito além da alfabetização e do Ensino Fundamental e Médio, ou seja, na dimensão do ser humano de forma totalitária, atingindo-o no que ele tem de mais importante: cidadania, ética e respeito, que são elementos organizadores de uma instituição social”.

É preciso refletir sobre o modo como nos relacionamos no trânsito, e a escola como um dos principais agentes educadores, juntamente com demais órgãos como é o caso da Policia Militar de Flor do Sertão que esteve presente no Centro Educacional Padre Luis Muhl na sexta-feira dia 25 de março a tarde, realizando um trabalho de conscientização com as turmas dos 2ºs Anos.

Essa atividade veio a dar aprimoramento ao assunto trabalhado com as turmas em sala de aula, no destaque a importância da educação no trânsito, como ser um bom pedestre, a segurança e cuidados necessários para evitarmos acidente que possam trazer prejuízos a nossa vida.

As professoras Franciely e Laura promoveram conversas entre os alunos sobre o tema, a realização de jogos de trilha, quebra-cabeça, textos informativos, desenhos ilustrados para complementar e consolidar o assunto.

Houve o retorno dos alunos, pois estes participaram nas atividades, contaram fatos vivenciados por eles ou que haviam visto acontecer com outras pessoal, a interação com os policiais foi de grande valia, pois eles reforçaram o assunto discutido, para a estimulação das habilidades de atenção e curiosidade de todos.

Na oportunidade, o cabo Muller e o soldado Zanotti levaram os alunos a conhecer a viatura, mostrando o interior do automóvel, as funções, os recursos disponíveis e os necessários ao bom trabalho da Policia Militar.

Cabe frisar que esse trabalho, desde os primeiros anos de escolarização a Educação para o Trânsito, estará contribuindo para a construção de uma cultura de respeito às normas de trânsito, de valorização da vida, em outras palavras, estará oportunizando a formação de indivíduos conscientes de seus direitos e de suas responsabilidades, tanto agora, enquanto crianças, quanto no futuro, quando se tornarem adultos.

(Matéria elaborada por Rosineia Dall’Agnol, diretora do CEPLM)