Com auxílio da Lei Aldir Blanc grupos voltam a realizar eventos

Em meados de março de 2020 a avassaladora pandemia do novo Coronavírus “parou tudo” e a extensa agenda municipal de eventos e festividades de Flor do Sertão ficou na gaveta. Uma festa de idosos, um almoço das mães e pouca coisa mais pode ser feita antes do cancelamento geral dos eventos com aglomeração de pessoas. O que parecia provisório durou muito mais do que o previsto e só agora, às vésperas de 2022, os grupos e coletivos se organizam para retomar a realização de eventos socioculturais em locais fechados – não sem a necessidade de seguir as restrições ainda em vigor.

Segundo Jovir Zanuzzo, Assessor de Comunicação da Prefeitura de Flor do Sertão, os eventos festivos, como almoços, jantares, bailes e matinés fazem parte do arcabouço cultural da população florsertanense. “São momentos tradicionais de confraternização, alegria e lazer, ao mesmo tempo em que são formas de os respectivos grupos e associações angariarem recursos para a manutenção de suas atividades”, informa ele, enaltecendo a importância desses coletivos: “na verdade, prestam relevante serviço público através da organização e realização de eventos; daí a importância de apoiarmos e darmos suporte necessário a esses coletivos culturais”, conclui Zanuzzo.

E uma forma de o setor público auxiliar esses promotores culturais foi a aprovação da Lei Federal Aldir Blanc (n. 14.017), também chamada Lei de apoio à Cultura, em 29 de junho de 2020. Ela oportunizou o repasse de recursos federais, através da gestão municipal, aos agentes culturais que tiveram suas atividades suspensas em razão da Pandemia. Em contrapartida, esses agentes se comprometeram a seguir realizando seus eventos socioculturais, quando os mesmos forem permitidos, contribuindo para a cultura local.

Em Flor do Sertão, foram beneficiados através do Edital Municipal 02/2020 Prêmio Mérito Cultural cinco grupos de mães: Amizade da Linha Pedra Branca, Caravaggio de Flor do Sertão, Força e Esperança da Linha Fuzil, Rainha do Lar da Cabeceira do Poço Rico e Nossa Senhora de Navegantes da Barra do Traíra; quatro grupos de idosos: Unidos Venceremos da Linha Fuzil, Santa Catarina da Cabeceira do Poço Rico, Unidos em Cristo da Flor do Sertão e São Gotardo, da Linha Pedra Branca; e também foi beneficiado o Centro de Tradições Gaúchas Estância do Ipê, de Flor do Sertão.

Nesta semana, com a presença de diversos coordenadores, além de representantes da Polícia Militar e da Administração Municipal, uma reunião definiu o Calendário Municipal de Eventos de 2022. São pelo menos duas dezenas de eventos programados, que deverão se realizar, considerando as normativas ainda em vigor, conforme orienta o Policial Délcio Pigatto. “É responsabilidade de quem organiza o evento garantir a segurança do público presente; por isso, orientamos os coordenadores quanto às questões legais e nos colocamos à disposição para colaborar na medida do possível”, informa ele.