VALORIZAÇÃO DA TERCEIRA IDADE FOI DESTAQUE NO ANO 2009

A valorização da terceira idade foi destaque na administração municipal de Flor do Sertão no primeiro ano do mandato de Rogério Perin e Nestor Storch. Segundo o prefeito as ações realizadas em prol dos idosos evidenciam a atenção e o carinho que o Executivo Municipal tem com esse segmento da sociedade. "Temos muita preocupação com esse segmento social que precisa ter toda atenção do Poder Público. Estamos aprimorando nossas atividades para cada vez mais qualificarmos nossos serviços", complementa.

Várias atividades e programas foram implementados durante o ano, dentre elas a participação dos idosos florsertanenses nos Jogos Abertos da Terceira Idade de Santa Catarina, nas fases regional e estadual, com destaque para o dominó feminino em dupla.

Buscando ampliar o conhecimento dos idosos sobre os diferentes tipos de benefícios previdenciários, na garantia de acesso a seus direitos, foi realizada palestra em parceira com a agencia da Previdência Social de Maravilha, onde o publico pode conhecer os diferentes tipos de benefícios e os meios de acessá-los.

Também neste ano foi lançado projeto de elaboração de um livro com histórias contadas pelos idosos, com suas vivências, recordações e resgate cultural e de vida. O projeto terá seqüência no ano de 2010 com a coleta do material e elaboração do livro.

O destaque nas atividades foi o Programa Conviver lançado no mês de julho/2009 com o objetivo de oportunizar aos idosos uma maior integração, através da realização de atividades diferenciadas em momentos de descontração e lazer. O programa foi implementado em parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

O Conviver contou com várias atividades durante o período, como peças de teatro, jogos, dança, atividades recreativas, culturais, de lazer e de ampliação do universo informacional através de palestras. Plenitude na Terceira Idade através do Bioenvelhecimento Saudável, foi tema de palestra proferida no mês de agosto por Lothar Karl Joachim Paul, de 92 anos, que desafiou os idosos a utilizarem seu tempo de forma potencializada, voltada a educação continuada, construindo um presente e um futuro com qualidade de vida.

Em depoimento uma participante assídua das atividades do Conviver expõe: "eu gosto das atividades do Conviver porque são uma terapia para os idosos. A gente se diverte e isso faz bem para a saúde e o espírito."

No mês de novembro foram realizados os Jogos de Integração da Terceira Idade, edição 2009, fase municipal, que contou com diversas modalidades, e que mostraram a potencialidade dos idosos presentes em atividades físicas e competitivas.

O encerramento das atividades com os idosos aconteceu no dia 03 de dezembro em tarde de confraternização no programa Conviver.

Como metas para o próximo ano o chefe do Executivo Municipal destacou que trabalhará para dotar o Centro de Convivência de Idosos com uma infra-estrutura melhor para atender os freqüentadores, proporcionando melhores condições para a realização das diversas atividades com a terceira idade.

O vice prefeito Nestor complementa dizendo: "em nossa administração o idoso sempre será respeitado e tratado como realmente merece, com respeito e atenção".