PETI REALIZA ATIVIDADES SOBRE O DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL

No mês de junho, o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Flor do Sertão, realizou várias atividades com os alunos sobre o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, comemorado no dia 12 de junho. Entre as atividades realizadas, os alunos produziram uma redação sobre o tema. Foram premiados os dois melhores textos. O segundo melhor texto, foi o da aluna Gésica Bianchet. A redação que ficou em primeiro lugar foi da aluna Polyana W. Mai. A coordenação e professores do PETI agradecem a participação dos estudantes e familiares, pois, atividades como esta são muito importante porque se caracterizam como produção do conhecimento.

 

Texto da aluna Polyana V. Mai

  Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil 

“O dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é comemorado no dia 12 de junho. Essa comemoração foi iniciada há nove anos atrás para proteger crianças que estão sendo exploradas. A idade mínima para trabalhar é de 18 anos acima, sendo que trabalhos mais leves podem começar a trabalhar aos 16 anos como aprendiz. Por isso que foram criados vários programas sócios educativos, como exemplo o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que tira as crianças do trabalho, da exploração ou abuso físico, sexual ou psicológico.

Cerca de 1.400 acidentes ocorre por dia, e 523 mil acidentes por ano. Isso principalmente acontece com crianças pequenas que trabalham em locais altos, perto de redes elétricas, com fogo, agrotóxicos, com ferramentas pesadas etc. Existem mais de 132 mil crianças a partir de 10 anos que já são responsáveis pela casa, ou seja, pelo serviço doméstico. Por isso que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) está trabalhando para que todas as crianças vão à escola e não na roça, ao trabalho, não fiquem na rua, pois as crianças devem estudar para serem cidadãs. Sou contra o trabalho infantil”.