Novembro azul é marcado por grande evento pela Secretaria Municipal da Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde de Flor do Sertão realizou na quarta-feira (12) ação do novembro azul. As ações do dia foram direcionadas à prevenção e promoção da saúde em um ambiente descontraído que contou com diversos exames como aferição de sinais vitais, medidas antropométricas, exame de glicose capilar e de capacidade pulmonar, bem como palestra sobre a saúde do homem e café da manhã colonial

Inicialmente compuseram a coluna de honra o vice-prefeito Nestor Storch, representando o Executivo municipal, a secretária municipal de saúde, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Valmir de Jesus Pinto, representando os demais vereadores, a secretária municipal de saúde Maristela Valler e o palestrante do dia, o médico urologista Bruno Neves.

Em sua colocação, Nestor destacou as ações da saúde, onde a municipalidade conta com serviços integrais e em especial, no novembro, são oferecidas inúmeras ações como comemorativas, além de justificar a ausência do prefeito Rogério Perin. “Infelizmente a passagem pelo evento por parte do prefeito Rogério foi rápido devido compromissos com engenheiros para que se iniciem as obras de pavimentação em Linha Pedra Branca e em Linha Fuzil e Barra do Taraíras, porém ele deixou um abraço para cada um de vocês parabenizando pela presença. Uma de nossas bandeiras de governo é a saúde. Trabalhamos de maneira contínua em serviços, ações e investimentos que permitam a nossos munícipes um atendimento digno, com qualidade e integral. Assim, durante todo o ano são desenvolvidas ações que efetivam nossas metas, e neste mês, como no outubro essas ações se intensificam dentro das campanhas mundiais, queremos que nossa população masculina desfrute mais dos serviços oferecidos, e que sejam antes de adoecerem, pois isso é fazer saúde” destaca.

Em sua explanação o presidente do Legislativo municipal, Valmir, parabenizou às ações da Secretaria Municipal de Saúde na realização dos eventos do outubro rosa e novembro azul, colocando o Legislativo Municipal a disposição para ações como essa que venham a trazer melhoria na qualidade de vida da municipalidade. Ainda o vereador parabenizou a participação do público masculino, lembrando que o fato de participarem evidencia a retribuição e reconhecimento no serviço ofertado.

Posteriormente a secretária Maristela colocou a importância do mês de novembro para a saúde do homem. “O novembro azul remete a cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de próstata. Porém, o homem, assim como qualquer outro munícipe, deve ser assistido em sua integralidade, não apenas na próstata. Em nosso município desenvolvemos continuamente ações que assistem de forma geral nossa população na prevenção, promoção e recuperação da saúde” ressalta.

“Contamos com 21 programas de atenção à saúde, com uma farmácia e equipe multiprofissional completa, além de especialidades médicas credenciadas, inclusive a urologia com o doutor Bruno Neves, nosso palestrante de hoje, convênios, infinidades de exames de imagem e laboratoriais, enfim, podemos dizer com orgulho que nosso município presta um serviço de saúde de primeiro mundo, tudo isso a disposição de nossa municipalidade para assistir cada um de forma completa” enfatiza Maristela.

A gestora ainda agradeceu a presença do expressivo número de munícipes. “Para nós é uma alegria imensa ver o salão lotado, o reconhecimento pelo nosso trabalho e principalmente o amor próprio de cada uma de vocês que ganharam nesta manhã conhecimento, alegria e qualidade de vida. Sabemos que os homens se cuidam menos, buscam menos o serviço de saúde, porém, essa realidade vem mudando, graças ao nosso trabalho preventivo, pois só no ano de 2014 foram realizados, por exemplo, 2144 exames laboratoriais, 25 ressonâncias magnéticas, 26 tomografias, 42 raio X e 56 ultrassonografia apenas para homens, além do expressivo contingente masculino que participa de nossos grupos, como esse, promovendo saúde” salienta.

Após os pronunciamentos houve palestra com o médico urologista credenciado à saúde florsertanense, Bruno Neves que tratou sobre a temática saúde do homem, esclarecendo dúvidas da população. Ainda cada munícipe recebeu uma lembrança pela marca do outubro rosa e contaram com lanche saudável.

“Todos os homens que tiverem interesse em realizar uma consulta com o doutor Bruno poderão deixar o nome junto com a equipe no dia de hoje ou durante a semana no posto de saúde. Estaremos trazendo o médico para atender nossos munícipes aqui e se a busca for grande poderão ser atendidos no consultório, o que não podemos deixar acontecer é desassistir nossa população” destaca Maristela.