ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE FLOR DO SERTÃO DURANTE A SEMANA (20/11 a 24/11 de 2006).

O Secretário Municipal de Saúde Olmir José Meneghetti participou na quarta-feira de manhã, no Auditório da prefeitura Municipal de uma reunião sobre segurança no trabalho. Na sexta-feira a tarde, este em Maravilha tratando de assuntos particulares.
Nos demais dias da semana atendeu no Centro Municipal de Saúde.
10 vezes para São Miguel do oeste
01 vez para Pato Branco
01 vez para Catanduvas.
Total de km rodados: 2.264

78 consultas de clínica geral;
02 visitas domiciliares do médico do PSF juntamente com as Agentes de Saúde;

125 procedimentos foram realizados na odontologia.

Atendimentos da Enfermeira:
05 exames preventivos de câncer de colo uterino e de mama;
01 visita domiciliar da enfermeira;
78 consultas de enfermagem;
74 verificações de pressão arterial;
01 atividade educativa com as Agentes Comunitárias de Saúde;

66 verificações de pressão arterial;
16 curativos;
08 nebulizações;
06 visitas domiciliares para atendimento de enfermagem;
03 instalações de soroterapia para pacientes em observação;
18 injeções;
22 coletas de sangue para exames;
164 administrações de medicamentos foram realizadas na farmácia básica.

09 Atividades de visita a locais de risco e controle a vetores (Dengue).
05 orientações em vigilância Sanitária
05 Atendimentos e prevenção a acidente com lagarta taturana.

18 pessoas receberam atendimento de sobre aviso no Posto de Saúde fora do horário normal de atendimento.

Agentes de Saúde:
75 visitas domiciliares foram realizadas pelas Agentes de Saúde.

02 Dupla tetânicas
02 Hepatite B
02 Poliomielite
02 Tetravalente

06 para Cardiologia
07 para Oftalmologia
02 para Ultra-som
05 para eletrocardiograma
02 Para Fisioterapia
13 para Ginecologia
01 para Endoscopia
01 para Otorrinolaringologia
01 para INSS
02 para Dermatologia
05 para Ortopedia
04 para Clínica geral
03 para Urologia;
02 para Alergologia
01 para Mastologia
03 para Mamografia
05 para Quiropraxia e Massoterapia.

Comunicados:
Comunicamos aos membros do grupo de hipertensão e diabetes que o próximo encontro será realizado no dia 29 de novembro, quarta-feira, às oito horas no Auditório da Prefeitura Municipal de Flor do Sertão.

Aviso aos doadores de Sangue.
Solicitamos aos doadores de sangue do município de Flor do Sertão, que estamos agendando viagem para o Hemocentro Regional de Chapecó para os doadores interessados em praticar este nobre gesto de doar sangue. Você que está apto à doação, venha se inscrever e ajude a salvar vidas. Nesta época do ano, as estatísticas comprovam um aumento aproximado de 30% no consumo de hemoderivados, tendo em vista os acidentes que ocorrem durante o período de férias.
Não podemos esquecer que quando um paciente necessita de transfusão de sangue é no Hemosc onde recorremos para poder atendê-lo, Portanto sejamos solidários e colaboradores.
Quem não é cadastrado e deseja se tornar doador, poderá procurar o Centro Municipal de Saúde para receber as informações necessárias.

Atenção: alerta.
O Departamento de Vigilância Sanitária de Flor do Sertão alerta sobre o perigo de acidentes com a lagarta Lonomia Obliqua, popularmente conhecida como taturana que aparece principalmente nesta época do ano no início das estações de calor.
A lagarta possui espinhos que injetam veneno quando entram em contato com a pele da vítima. As taturanas são encontradas em troncos de árvore e sua aparência faz com que não sejam percebidas.
As taturanas são encontradas quase sempre em grupos de 20 ou 30. Têm o corpo marrom com espinhos verdes. Além de olhar cuidadosamente para o tronco das árvores as pessoas devem observar se não há folhas roídas.
Desde 1989, seis pessoas morreram em Santa Catarina por causa do contato com a taturana. O veneno altera a coagulação do sangue e pode causar hemorragias ou insuficiência renal.
Somente nesta semana no município de Flor do Sertão foram encontrados cinco focos de taturana e o mais preocupante todos encontrados em uma planta muito usada como cerca viva chamada de pingo de ouro. Deve tomar muito cuidado principalmente com crianças que brincam próximas a essas plantas que podem abrigar a lagarta. O melhor remédio é a prevenção.