ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE FLOR DO SERTÃO DURANTE A SEMANA (27/11 a 01/12 de 2006)

O Secretário Municipal de Saúde Olmir José Meneghetti participou na quinta-feira de manhã, no Auditório da prefeitura Municipal de Flor do Sertão, de uma reunião da Diretoria da Associação Comunitária de Água que discutiu assuntos referentes ao novo sistema de abastecimento de água para a cidade. Logo após, participou de mais uma reunião sobre o mesmo assunto com a Direção e Professores na Escola Padre Luiz Muhl.
Nos demais dias da semana atendeu no Centro Municipal de Saúde.

10 vezes para São Miguel do oeste
01 vez para Florianópolis
Total de km rodados: 2.925

70 consultas de clínica geral;
02 visitas domiciliares do médico do PSF juntamente com as Agentes de Saúde;

131 procedimentos foram realizados na odontologia.

Atendimentos da Enfermeira:
02 exames preventivos de câncer de colo uterino e de mama;
01 visita domiciliar da enfermeira;
70 consultas de enfermagem;
76 verificações de pressão arterial;
01 atividade educativa com as Agentes Comunitárias de Saúde;

182 verificações de pressão arterial;
12 curativos;
06 nebulizações;
03 visitas domiciliares para atendimento de enfermagem;
02 instalações de soroterapia para pacientes em observação;
12 injeções;
18 coletas de sangue para exames;
262 administrações de medicamentos foram realizadas na farmácia básica.

Nesta semana não foram realizados trabalhos no setor de Vigilância Sanitária tendo em vista a participação do responsável no SIMBRAVISA – Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária Florianópolis.

24 pessoas receberam atendimento de sobre aviso no Posto de Saúde fora do horário normal de atendimento.

Agentes de Saúde:
98 visitas domiciliares foram realizadas pelas Agentes de Saúde.

04 Dupla tetânicas

02 para Endocrinologista
01 para Psicologia.

Comunicados:
Comunicamos que no período de dezoito de dezembro de 2006 a dezesseis de janeiro de 2007 o Centro Municipal de Saúde estará funcionando com número reduzido de funcionários, tendo em vista o período de férias.
Neste período não serão realizados encaminhamentos de serviços especializados, a não ser casos de urgência emergência.
Pedimos a compreensão de todos no sentido de somente procurar o Centro Municipal de Saúde em casos de extrema necessidade que não possa ser resolvido após o período de férias dos profissionais.

Aviso aos doadores de Sangue.
Comunicamos aos doadores de sangue do município de Flor do Sertão, que estamos agendando viagem para o Hemocentro Regional de Chapecó para os doadores interessados em praticar este nobre gesto de doar sangue. Você que está apto à doação, venha se inscrever e ajude a salvar vidas. Nesta época do ano, as estatísticas comprovam um aumento aproximado de 30% no consumo de hemoderivados, tendo em vista os acidentes que ocorrem durante o período de férias.
Não podemos esquecer que quando um paciente necessita de transfusão de sangue é no Hemosc onde recorremos para poder atendê-lo, Portanto sejamos solidários e colaboradores.
Quem não é cadastrado e deseja se tornar doador, poderá procurar o Centro Municipal de Saúde para receber as informações necessárias.

Atenção: alerta.
O Departamento de Vigilância Sanitária de Flor do Sertão alerta sobre o perigo de acidentes com a lagarta Lonomia Oblíqua, popularmente conhecida como taturana que aparece principalmente nesta época do ano no início das estações de calor.
A lagarta possui espinhos que injetam veneno quando entram em contato com a pele da vítima. As taturanas são encontradas em troncos de árvore e sua aparência faz com que não sejam percebidas.
As taturanas são encontradas quase sempre em grupos de 20 ou 30. Têm o corpo marrom com espinhos verdes. Além de olhar cuidadosamente para o tronco das árvores as pessoas devem observar se não há folhas roídas.
Desde 1989, seis pessoas morreram em Santa Catarina por causa do contato com a taturana. O veneno altera a coagulação do sangue e pode causar hemorragias ou insuficiência renal.
Já foram encontrados vários focos de taturana e o mais preocupante, todos encontrados em uma planta muito usada como cerca viva chamada de pingo de ouro. Deve-se tomar muito cuidado principalmente com crianças que brincam próximas a essas plantas que podem abrigar a lagarta. O melhor remédio é a prevenção.