Atividades Desenvolvidas Pela Secretaria Municipal Da Súde De Flor Do Sertão Durante a Semana (08 a 12 de maio/06).

Agenda do Secretário
O Secretário Municipal de Saúde, Olmir José Meneghetti, juntamente com Paulo Roberto Begnini, responsável pela parte da informatização da Secretaria Municipal de Saúde, participou na segunda e terça-feira, na cidade de Chapecó, da Oficina Macro-Regional de capacitação dos gestores Municipais Pacto de Indicadores da Atenção Básica e Sistema de Controle da Programação Pactuada e Integrada Ambulatorial.
Na quinta-feira, participou de mais uma reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde na Sede da Amerios.
Nos demais dias da semana atendeu normalmente no Centro Municipal de saúde.

05 vezes para Maravilha;
14 vezes para São Miguel do oeste;
04 vezes para Chapecó;
Total de Km rodados: 2.320

86 consultas de clínica geral;
20 consultas de ginecologia;
10 visitas domiciliares do médico do PSF juntamente com as Agentes de Saúde.

67 procedimentos foram realizados na odontologia.

Atendimento da Nutricionista:
10 pessoas foram atendidas pela Nutricionista

Atendimentos da Psicóloga:
12 pessoas foram atendidas pela Psicóloga.

Atendimentos da Enfermeira:
04 exames preventivos de câncer de colo uterino e de mama;
04 visitas domiciliares da enfermeira;
92 consultas de enfermagem;
110 verificações de pressão arterial;
01 atividade educativa com as Agentes Comunitários de Saúde.

56 verificações de pressão arterial;
22 curativos;
08 nebulizações;
15 visitas domiciliares para atendimento de enfermagem;
14 testes de glicemia capilar;
04 instalações de soroterapia para pacientes em observação;
20 injeções;
15 coletas de sangue para exames;
120 exames laboratoriais foram realizados;
128 administrações de medicamentos foram realizadas na farmácia básica.

06 atividades de prevenção a vetores;
04 orientações;
19 emissões de Alvarás Sanitários;
02 atendimentos a denúncia;
01 participação de reunião da Câmara Técnica de Vigilância Sanitária.

19 pessoas receberam atendimento de sobre aviso no Posto de Saúde fora do horário normal de atendimento.

Agentes de Saúde:
108 visitas domiciliares foram realizadas pelas Agentes de Saúde.

08 Dupla Tetânica;
02 DTP ;
05 Hepatite B;
01 BCG;
32 Influenza (gripe).

01 para Oftalmologia;
08 para Ultra-sonografia;
04 para INSS;
02 para Ortopedia;
01 para Acupuntura;
01 para Oncologia;
01 para Radioterapia;
02 para Endoscopia;
05 para Cardiologia;
02 para Eletroencefalograma;
03 para RX;
06 para Gastroenterologia;
01 para Fisioterapia;
01 para Cintilografia.

Comunicados
Queremos relembrar toda a população que nas terças e quartas feiras, pela parte da manhã, o médico estará fazendo visitas do PSF. Portanto, não atenderá no Centro Municipal de Saúde. Algumas pessoas procuram atendimento médico nestes dias, em casos que não são considerados de urgência, prejudicando o trabalho ou em alguns casos perdendo a viagem. Pedimos a colaboração de todos neste sentido, pois as visitas médicas no PSF são necessárias para o bom desempenho dos trabalhos.

Agendamento de exames:
Comunicamos a todas as mulheres que desejarem realizar o exame preventivo do câncer uterino e mama, que deverão agendar os exames com as Agentes de Saúde ou no Posto de Saúde e os mesmos serão realizados nas terças-feiras de manhã.

Reunião com o grupo de gestantes:
Comunicamos todas as gestantes que na próxima sexta-feira, dia dezenove de maio, às treze horas e trinta minutos, haverá reunião no Centro Municipal de Saúde.

Reunião com o grupo de hipertensos e diabéticos:
Comunicamos todos os membros do grupo de hipertensos e diabéticos que a próxima reunião será realizada no dia 25 de maio, quinta-feira, às oito horas no Centro de Convivência de idosos. Quem tiver interesse em realizar o teste de glicemia e colesterol, deverá vir em jejum.

Mensagem:
A Arte de Escutar.
É através da arte de escutar que seu espírito de enche de fé e devoção e que você se torna capaz de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente. A arte de escutar lhe permite alcançar a sabedoria, superando toda ignorância. Então, é vantajoso dedicar-se a ela, mesmo que isso lhe custe a vida.
A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se você é capaz de manter sua mente constantemente rica através da arte de escutar, não tem o que temer. Esse tipo de riqueza jamais lhe será tomado. Essa é a maior das riquezas.(Dalai-Lama).