Flor do Sertão presente na Marcha a Brasília.

Nesta semana ocorreu a Marcha a Brasília em defesa dos Municípios, que reuniu em torno de 10 mil gestores públicos, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e representantes de mais de quatro mil Municípios brasileiros. O evento, que completa 25 anos, é organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), cujo presidente é Paulo Ziulkoski, idealizador na Marcha no final dos anos 90, que surgiu com o claro objetivo de defender os interesses municipalistas.

Nessa história de 25 anos, segundo o próprio presidente, muitas foram as conquistas, que culminaram com a criação de Leis altamente benéficas aos Municípios. A Marcha se fortalece ano após ano, considerando que a defesa dos interesses dos Municípios deve ser constante, dada a dinâmica da gestão pública municipal e sua relação direta com a atuação política de Brasília (Governo Federal, Senado e Câmara). De fato, não há uma Lei ou decisão pautada na Capital Federal que não impacte na vida das pessoas, que vivem nos Municípios.

Neste ano a Marcha teve como tema “Pacto Federativo: um olhar para o futuro”. A partir desse eixo, diversos temas foram colocados em pauta, como a reforma tributária, que recebeu atenção especial, através de reflexões e debates acerca das mudanças estruturais para que haja melhor redistribuição das receitas entre os Entes federados. Sobre essa questão, diversas lideranças políticas, entre Ministros, Senadores e Deputados, foram ouvidas no auditório principal do evento. Para cada convidado que usava a tribuna, a CNM deixava clara sua pauta, sempre considerando o interesse dos municípios.

Um dos discursos mais aguardados foi o do Vice-Presidente Geraldo Alckmin, que participou da abertura do evento (já que o Presidente Lula se encontrava em restrição médica), onde destacou as diversas ações e estratégias governamentais já em vigor em menos de três meses de Governo. “Estamos trabalhando para reconstruir o país, sempre com diálogo e respeito, priorizando as áreas que dão base para garantir mais qualidade de vida ao povo brasileiro”, afirmou ele. Em razão do tema, o Ministro da Economia, Fernando Haddad, foi um dos que obteve amplo espaço para explanar sobre o novo arcabouço fiscal, assim como a Ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Durante o evento, em salas anexas ao auditório principal, ocorreram em torno de trinta oficinas e palestras sobre temas de grande importância para a administração municipal. Paralelo ao evento também havia exposição de empresas parceiras, que prestam serviços aos Município, bem como de federações de municípios e da própria CNM, para dar suporte e orientar os gestores em temas que lhes fossem pertinentes na gestão pública.

Neste ano, o Município de Flor do Sertão esteve presente na Marcha através do Prefeito Municipal, Sidnei José Willinghöfer, do Vice-Prefeito Moacir Gujel, do Secretário da Fazenda, Vanderlei Kuhn, e do Chefe de Gabinete, Jovir Zanuzzo. Os quatro gestores viajaram na segunda, dia 27, e participaram ativamente no evento nos dias 28 e 29 (terça e quarta), retornando para o Município no dia 30 (quinta-feira). A equipe priorizou participar da programação principal da Marcha, mas ainda assim conseguiu participar de uma audiência com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes. O Secretário Vanderlei dedicou tempo para participar de uma oficina sobre contabilidade municipal; e Jovir Zanuzzo participou de duas oficinas, uma sobre o tema do Turismo Rural e outra na área da Cultura.