Equipe da Educação visita Curitiba

Um grupo de cerca de 40 professores e gestores educacionais da rede municipal de ensino de Flor do Sertão esteve em Curitiba no início da última semana, dias 25 e 26 de julho, para uma programação especial. Ao longo dos dois dias, os participantes conheceram de perto os processos e as pessoas envolvidos na produção dos materiais didáticos e ferramentas educacionais digitais da Editora Opet. Com o selo educacional Sefe, esses materiais e ferramentas chegam às crianças da Educação Infantil e aos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Centro Educacional Padre Luis Muhl do Município. Eles também participaram de uma formação pedagógica relacionada às competências e habilidades socioemocionais, um dos temas mais importantes da educação atual, e fizeram visitas a locais de interesse cultural na capital paranaense.

Em Curitiba, o grupo foi recebido pela supervisora regional responsável pelo atendimento ao município, Daniela Gureski Rodrigues, e pela gerente pedagógica Cliciane Élen Augusto. Também conversaram com o diretor da Editora Opet, Adriano Souza. Para o Secretário Municipal de Educação de Flor do Sertão, Leandro Neuhaus, a visita à Editora Opet e a Curitiba foi relevante em vários aspectos. “Temos, por um lado, a importância de se conhecer de perto as pessoas e os processos relacionados aos materiais didáticos que utilizamos em nossas aulas. Além disso, ao trazer nossa equipe para Curitiba, pudemos oferecer experiências culturais novas, que ajudam a ampliar a visão de mundo e a enriquecer o trabalho desses profissionais. E isso contribui muito para a melhoria da educação”, comenta ele.

Na avaliação do secretário, a parceria entre o Município de Flor do Sertão e a Editora Opet tem sido importante para o desenvolvimento da educação municipal. “É uma parceria muito boa; isso porque a Editora nos oferece várias estratégias de ensino que vêm ao encontro do que queremos. Uma educação inovadora, que valoriza as pessoas. E, nessa caminhada, temos observado uma melhoria na qualidade do ensino”, avalia ele. Para a gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, a presença dos educadores de Flor do Sertão em Curitiba foi um motivo de alegria. “Ficamos muito felizes em recebê-los e em mostrar, presencialmente, os processos relacionados ao desenvolvimento do nosso sistema de ensino. Isso nos aproxima ainda mais e fortalece o trabalho educacional”, observa ela.