Município realiza Noite Cultural Alemã

A noite do último sábado, dia 06 de agosto, foi tipicamente alemã em Flor do Sertão. No Centro Municipal de Eventos foi realizada a Noite Cultural Alemã, dedicada às famílias descendentes de alemães que residem no Município. O evento faz parte do Projeto de Resgate Histórico de Flor do Sertão, iniciado em 2021 pela Administração Municipal com intuito de manter viva a história local. No primeiro momento, foi elaborado um DVD, a partir de entrevistas com pioneiros, aqui estabelecidos antes de 1965, e com os ex-prefeitos e o prefeito municipal. Além dos pioneiros, a comissão emancipacionista e os primeiros vereadores municipais foram homenageados.

Neste ano, o Projeto segue com a realização de quatro noites culturais, dedicadas às principais culturas étnicas que formam a base da população florsertanense: polonesa, italiana, alemã e cabocla. As culturas polonesa e italiana já foram homenageadas, nos dias 30 de abril e dia 04 de junho, respectivamente. No evento do último sábado, dedicado à cultura alemã, foram homenageadas dezenas de famílias descendentes de alemães, que residem no Município, conforme destaca Jovir Zanuzzo, idealizador do Projeto. “A cultura alemã é uma das bases fortes da cultura florsertanense e tem dado significativa contribuição ao desenvolvimento de nosso Município, desde muito antes da emancipação; não poderíamos deixar de homenagear essas famílias, que se destacam pela alegria, determinação no trabalho e inabalável fé”, reconhece ele.

Para o Prefeito Municipal, Sidnei Willinghöfer, também homenageado no evento, o Projeto de Resgate Histórico tem mexido com a autoestima da população florsertanense, que tem uma história admirável, digna de ser lembrada e valorizada. “É gratificante resgatar a história de nossa gente, enaltecendo os pioneiros e reconhecendo a contribuição de cada cultura para o desenvolvimento de nosso Município; percebemos o brilho nos olhos das famílias homenageadas, que escolheram viver aqui e fazer de Flor do Sertão um lugar para se orgulhar”, comenta o prefeito Sidnei.

O evento contou com a participação do grupo folclórico Lichtenschein, de Guaraciaba, que fez belíssimas apresentações de danças típicas alemãs, encantando os presentes. Cada uma das dezenas de famílias descendentes de alemães, presentes no evento, recebeu uma caneca personalizada do evento. A próxima e última noite cultural, neste ano, será dia 17 de setembro, quando será homenageada a cultura cabocla.