Circuito Velho Oeste de Cicloturismo ganha forma.

Um dos maiores circuitos de cicloturismo de Santa Catarina e do Sul do Brasil já saiu do papel e se tornou realidade no extremo oeste catarinense. Com percurso que ultrapassa 300km de extensão, envolvendo diretamente 13 municípios da Região da AMERIOS, os cicloturistas permeiam vales, montanhas e planícies de natureza exuberante. Mas os encantos do roteiro não se restringem às belezas naturais, pois o projeto conta com dezenas de parceiros, empreendimentos familiares e comerciais, preparados para bem acolher os ciclistas e lhes oportunizar experiências encantadoras.

O Circuito foi pensado de forma a contemplar principalmente o ambiente rural, que na região é formado basicamente por pequenas propriedades familiares. Essa modalidade de turismo, voltada para o meio rural, produtivo, ecológico, natural, é uma das que mais cresce. E a prática do ciclismo também vem ganhando mais e mais adeptos a cada dia. “Nossa ideia era fortalecer o cicloturismo regional, juntando forças, unindo municípios e dezenas de empreendedores de diversos ramos, para ofertar um pacote mais amplo de atrativos aos turistas, que podem passar uma semana na região, conhecer um pouco dos traços culturais de nossa gente e viver ótimas experiencias”, comenta Dayan Schultz, idealizador do Circuito, que conta com grande apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina, da Assembleia Legislativa, Municípios e empresários. “Nossa ideia não seria nada se ninguém acreditasse nela; por isso, temos que valorizar todos que abraçaram o projeto e fizeram nascer esse incrível Circuito Velho Oeste”, finaliza ele.

A organização do Circuito, que iniciou em 2019, já tem definido todo o trajeto, os parceiros empreendedores que se prontificaram a cooperar, os locais de pernoite, bem como os locais de sinalização própria e informações relevantes aos ciclistas. Serão mais de 300 placas de sinalização ao longo do percurso para facilitar o deslocamento seguro dos participantes. Cada propriedade parceira será sinalizada e todos os 13 municípios envolvidos terão placa do Circuito na praça pública ou em local de destaque. Com início e término em Cunha Porã, o Circuito completo tem duração de 07 dias e passará pelos seguintes municípios: Caibi (pouso), Palmitos (pouso), Cunhataí, Saudades (pouso), Modelo (pouso), Maravilha, Tigrinhos, Bom Jesus do Oeste (pouso), Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Flor do Sertão (pouso) e Iraceminha. Em Flor do Sertão, dois empreendimentos são parceiros do Circuito: o Pesqueiro do Paulista e o Sítio Zanuzzo. Ambos já receberam as visitas técnicas e seus proprietários foram orientados sobre todos os detalhes do projeto. Pela organização do Circuito, os cicloturistas chegam no Município no entardecer e só seguem adiante no dia seguinte, após o meio dia.