“SAÚDE VAI Á SUA COMUNIDADE” ENTRE OS 10 MELHORES PROGRAMAS DO ESTADO

O COSEMS (Conselho Estadual de Secretarias Municipais da Saúde) recebeu propostas de trabalhos desenvolvidos pelas Secretarias de Saúde de 48 municípios de Santa Catarina. O município de Flor do Sertão apresentou as atividades que são desenvolvidas pelo programa “A saúde vai à sua comunidade”, e isso lhe rendeu ficar entre os 10 melhores trabalhos do Estado. Segundo a secretária municipal da saúde Maristela Cassol Valler, nessa proposta apresentada ao COSEMS consta os objetivos do programa que são entre outros: aumentar o vínculo entre profissionais e usuários a fim de facilitar o acesso aos serviços da saúde, estimular a realização regular de atividades físicas, estimular o consumo de alimentos saudáveis. Segundo ela os indicadores que levaram à criação do programa são o sedentarismo, independente de gênero e faixa etária; atividades educativas de prevenção e promoção da saúde feita pela equipe Estratégia Saúde da Família (ESF).

Ainda conforme ela foi feita uma avaliação através de questionário para identificar o índice de satisfação da população florsertanense, após a implantação do programa, que teve o seguinte resultado: 64,28% consideraram o programa Ótimo; 35,71% consideraram o programa Bom. Com esse título obtido à nível de Estado de Santa Catarina, o programa “A Saúde vai á sua comunidade”, será apresentado no 27º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde que será realizado no mês de julho em Brasília com o lema: “Amostra de Experiências Municipais em Saúde: Brasil aqui tem SUS”. Maristela Cassol Valler agradeceu o incentivo e o empenho da administração municipal nas ações da saúde e também à sua equipe pela dedicação.