INICIO DO ANO LETIVO 2007

Desde o inicio do mês de fevereiro a equipe da Secretaria Municipal de Educação está trabalhando em prol do ano letivo de 2007.  Para este ano haverá muitos projetos em andamento na secretaria de educação. A Secretaria que está sob a coordenação da Prof.ª Maria Lucia Freiberger, pretende neste ano exercer em parceria com todos os profissionais uma educação com qualidade onde se possa entender o educando em sua integra, como um ser completo e complexo. Para isso a secretaria esta trabalhando de forma intensiva para que educador e educando se sintam bem e satisfeitos com o ambiente escolar.
Conforme o prefeito municipal Euclides Antonio de Barba, a administração fará todo o possível para que o atendimento as crianças seja de qualidade, pois acredita que a educação é de fundamental importância para o munícipe.

Estrutura física.
Neste ano de 2007, os alunos das Séries Inicias estarão começando o ano em um ambiente reestruturado. Todas as salas de aulas, bem como toda a estrutura externa do bloco que atende as séries inicias e as dependências administrativas estão sendo pintadas para que todos tenham um ambiente agradável e acolhedor.
Nas dependências do pré escolar também foram pintadas as salas de aula, foram reformados os brinquedos do parque infantil para que haja maior segurança na hora da recreação. Em parceria com a Secretaria de Obras também foi arrumado o pátio da instituição para abrigar melhor as crianças que lá freqüentam.

Escolha de aulas
No final do ano de 2006 foi realizado o processo seletivo para contratação de professores ACT para o ano de 2007, assim sendo sempre que ocorrer abertura de aulas, haverá como também já ocorreu, divulgação pela mídia local, ou seja, a rádio Difusora.

Volta dos docentes
No dia 05 de fevereiro os docentes e pessoal técnico-administrativo do CEPLM retornaram as atividades, sendo que neste dia tiveram no turno matutino reunião administrativa e a tarde foi realizada planejamento coletivo. Ficou definido que o tema inicial a ser trabalho será "Direito e Deveres", sendo assim todas as turmas estarão trabalhando este tema.
Nos dias 06 e 07 de fevereiro todos os docentes e pessoais técnico-administrativo participaram de uma oficina denominada "Expressão Corporal" com a professora Raquel Guerra. Já nos dias 08 e 09 de fevereiro a equipe acabou de organizar a escola e preparar o ambiente para o retorno dos alunos no ambiente escolar.

Material Escolar
O material escolar para o ano de 2007 já foi adquirido através de licitação, na modalidade pregão, os fornecedores estão entregando o material para que os alunos consigam desenvolver um bom trabalho. Também foram adquiridos cadernos personalizados para o ano de 2007. Também foi adquirida a agenda escolar, a qual foi distribuída para cada aluno, bem como ela é utilizada como um instrumento didático-pedagógico.

Merenda escolar.
A nutricionista e as serventes municipais já estão trabalhando para que a merenda escolar seja nutritiva e saborosa. Assim, foi desenvolvido um cardápio balanceado, o qual tem os componentes necessários em cada refeição. Os itens da merenda escolar também foram adquiridos pela administração através da modalidade pregão. A secretaria conta com uma nutrionista que é efetiva 10 horas semanais, a qual trabalha em parceria com as serventes para que haja um trabalho eficaz.

Inicio das aulas
O inicio das aulas ocorreu no dia 12 de fevereiro. Os alunos foram recepcionados no Centro Educacional Padre Luis Muhl, tanto os da Educação Infantil, como os das Séries Iniciais vieram acompanhados dos pais ou responsáveis, na ocasião a Secretária de Educação Maria Lucia Freiberger, a diretora e os professores explanaram aos pais e alunos presentes.
Os professores recepcionaram os pais e alunos em suas salas, assim os pais ficaram conhecendo alem do docente que trabalhará com seu filho, também o ambiente de estudo bem como a metodologia de trabalho.

Educação de Jovens e Adultos
Neste ano a Secretaria Municipal de Educação atenderá uma nova modalidade de ensino, haverá ensino de jovens e adultos através deste secretaria. Há alguns anos a secretaria vem apoiando o Santa  Catarina Alfabetizado – programa estadual- . A partir deste ano  continuará com o programa, bem como contratará profissional para trabalhar com os alunos do nivelamento.
As matriculas para o nivelamento logo serão abertas. A divulgação será através da mídia.
A secretaria também apóia o CEJA, o qual neste ano começará os trabalhos com a disciplina de História, assim sendo, os alunos interessados podem já estar vindo realizar a matricula. As aulas estão previstas para iniciar entorno do dia 26 de fevereiro.

Educação Infantil
Hoje a Educação Infantil do município atende aproximadamente 54 crianças. As crianças são oriundas de todo o município, ao todo são 4 turmas onde são distribuídas as crianças com base na idade. O prédio onde são atendidas as crianças é no térreo do Centro dos Idosos. Então na parte térrea a administração organizou de forma a atender as crianças. A adminsitração vem buscando angariar recursos em outras esferas para a construção do tão sonhado prédio de educação infantil.

Ensino Fundamental
Na rede municipal são atendidos os alunos das Séries Iniciais. Neste ano foi implantado o ensino fundamental de 9 anos. " Para ampliarmos o ensino fundamental para 9 anos foi feito muita leitura, muito estudo. Estamos ainda no processo inicial, de adequação. Acreditamos estar fazendo o melhor, no entanto estamos acompanhando constantemente a legislação que está mudando, nossa preocupação é com a metodologia utilizada para trabalhar com as crianças. Estamos em constante busca para melhorar nosso ensino" Diz a Diretora Ana Paula.
Ao todo são atendidos 163 crianças das Séries Iniciais divididas em 10 turmas.

Universitários
Visando estimular aos municipies a continuarem seu processo de formação, a administração oferece aos acadêmicos auxilio transporte através de um micro-onibus que vai todas as noites a são Miguel do Oeste, também usufruem do transporte munícipes que cursam cursos técnicos na cidade visinha de SMO.
Segundo a Secretária Maria lucia Freiberger, estamos fazendo o possível para estimular os nossos munícipes a estudar, independenete o segmento de estudo. Temos como premissa básica que a educação é de suma importância para toda e qualquer pessoa"