Atividades Desenvolvidas Pela Secretaria Municipal Da Saúde De Flor Do Sertão Durante A Semana (17 a 20 de abril/06).

O Secretário Municipal de Saúde, Olmir José Meneghetti, participou na terça-feira dia dezoito de abril, na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó, de uma importante reunião com o Comitê Gestor do SAMU Serviço de Atendimento Médico de Urgência. Nesta reunião foi discutido o funcionamento do SAMU, o que está funcionando bem, e, foram apresentadas sugestões para alguns pontos que ainda precisam ser melhorados.
Na quinta-feira após os atos recebimento do veículo Parati para a Secretaria Municipal da Saúde, esteve em São Miguel do Oeste, onde gravou entrevista em emissora de rádio.
Nos demais dias da semana atendeu normalmente no Centro Municipal de saúde.

04 vezes para Maravilha;
07 vezes para São Miguel do oeste;
02 vezes para Chapecó;
01 vez para Joinville.
Total de Km rodados: 2.592

79 consultas de clínica geral
10 visitas domiciliares do médico do PSF juntamente com as Agentes de Saúde;

115 procedimentos foram realizados na odontologia.

Atendimento da Nutricionista:
10 pessoas foram atendidas pela Nutricionista

Atendimentos da Psicóloga:
12 pessoas foram atendidas pela Psicóloga.

Atendimentos da Enfermeira:
08 exames preventivos de câncer de colo uterino e de mama;
03 visitas domiciliares da enfermeira;
79 consultas de enfermagem;
01 reunião com capacitação para Agentes de Saúde;
83 verificações de pressão arterial;
01 reunião com o grupo de gestantes.

42 verificações de pressão arterial;
10 curativos;
06 nebulizações;
13 visitas domiciliares para atendimento de enfermagem;
01 testes de glicemia capilar;
02 instalações de soroterapia para pacientes em observação;
12 injeções;
12 coletas de sangue para exames.

18 pessoas receberam atendimento de sobre aviso no Posto de Saúde fora do horário normal de atendimento.

Agentes de Saúde:
108 visitas domiciliares foram realizadas pelas Agentes de Saúde.

04 DTP;
01 Tetravalente;
01 Poliomielite;
01 Tríplice Viral.

Medicamentos:
68 pessoas receberam medicamentos gratuitos do Programa de Assistência Farmacêutica Básica.

Exames laboratoriais realizados:
47 exames foram realizados nesta semana.

01 para Endoscopia;
02 para Oftalmologia;
02 Ultra-sonografia;
02 para Eletrocardiograma;
02 para Fisioterapia;
02 para Rx;
02 para Cardiologia;
01 para Quimioterapia;
02 para Cirurgia;
01 para Urologia;
01 para Neurologia;
02 para Ginecologia
01 para INSS;
01 para Oncologia;
03 para Ortopedia;
01 Otorrinolaringologia;
01 para Mamografia

Comunicados:
Comunicamos que no próximo dia três de maio, quarta-feira, não haverá atendimento odontológico no Centro Municipal de Saúde, tendo em vista que o Dentista Volmir Weschenfelder estará iniciando um curso de especialização em implantodontia.

Pagamento de auxílio para medicamentos:
Pedimos às pessoas que fazem uso de medicação continuada e recebem auxílio para aquisição de medicamentos, para trazerem as notas dos medicamentos até o dia cinco do mês que receberem o auxílio. O pagamento será realizado depois do dia quinze do mesmo mês e será realizado na tesouraria da Prefeitura.

Campanha de Vacinação do Idoso:
Comunicamos todas as pessoas com idade de sessenta anos ou mais, residentes no município, que durante o período de 24 de abril a cinco de maio, será realizada mais uma Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. No sábado dia 29 de abril é o dia D de vacinação. Todos as pessoas que comparecerem para tomar a vacina receberão um brinde.
Atenção para o roteiro de vacinação no interior do município de Flor do Sertão:

Dia 25.04.06 %u2013 Terça-feira de manhã:

Linha Barra do Taraíra

Linha Fuzil

Linha Sarandi

Linha Pedra Branca

Salão Comunitário

Linha Flor da Serra

Salão Comunitário

Dia 25.04.06 %u2013 Terça-feira à tarde:

Linha Cabeceira do Poço Rico

Linha Costa do Sargento

Linha Poço Rico Baixo

Linha Marmeleiro

Igreja dos Crentes

Linha Marmeleiro

Igreja Católica

Obs: no sábado dia 29 de abril, dia D, das 08 às 17 horas, sem fechar ao meio dia, as vacinas serão aplicadas no Centro Municipal de Saúde. Todas as pessoas que comparecerem para tomar a vacina, receberão um brinde especial.
Contamos com a presença de todas as pessoas desta faixa etária, para que mais uma vez possamos atingir a meta almejada.

Agendamento de exames:
Comunicamos a todas as mulheres que desejarem realizar o exame preventivo do câncer uterino e mama, que deverão agendar os exames com as Agentes de Saúde ou no Posto de Saúde e os mesmos serão realizados nas terças-feiras de manhã.

Consultas com a Nutricionista:
Comunicamos a quem tiver interesse em consultar com a Nutricionista, que poderão agendar consultas nas quintas-feiras, no Posto de Saúde.

Reunião do grupo de hipertensos e diabéticos:
Dia 27 de abril, quinta-feira, às 08 horas no Centro de Convivência de Idosos haverá reunião com os hipertensos e diabéticos. Todos que tiverem interesse em realizar exames deverão estar em jejum.

Lembrete importante:
Queremos lembrar mais uma vez aos munícipes de flor do Sertão, da importância do cumprimento do horário no atendimento médico e odontológico no Centro Municipal de Saúde.
Também pedimos para que ao notar qualquer anormalidade que possa demandar necessidade de atendimento, principalmente médico, que as pessoas não deixem para o final do expediente.
Tem ocorrido, principalmente nos finais de tarde, vários casos de pacientes que procuram por procedimentos que poderiam ser realizados no Centro Municipal de Saúde. Estes casos acabam tendo de ser encaminhados para São Miguel do este ou outros locais, causando transtornos e gastos desnecessários que poderiam ser evitados se o paciente tivesse procurado o atendimento no início de expediente.
Contamos com a colaboração de todos e lembramos que toda a economia, com medidas administrativas poderão resultar em outros benefícios para a população.
Desejamos uma ótima semana com muita saúde a todos.