Campanha de imunização teve inicio em Flor do Sertão

Começou no sábado (8) a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo em todo o território nacional. A vacina contra a paralisia infantil tem como alvo meninos e meninas com idade entre seis meses e cinco anos não completos; a de sarampo é destinada a crianças entre um e cinco anos não completos.

O sábado marcou o “Dia D” da vacinação e a Secretaria Municipal de Saúde de Flor do Sertão realizou atendimento das 08h00min às 17h00min junto à unidade. Durante semana a equipe da saúde esteve se deslocando em todas as comunidades do município através do roteiro de visitação realizando a vacinação das crianças munícipes. Para finalizar a campanha, no dia 28 será realizado um novo dia “D”.

De acordo com a equipe da unidade, além do deslocamento e dos dias “D” durante todo o mês a unidade estará desenvolvendo a campanha e as crianças que não forem imunizadas em suas comunidades deverão estar se deslocando ao posto de saúde para imunização, também, é lembrado aos pais que é indispensável a caderneta de vacinação.

A equipe ainda salienta a forma de aplicação da imunização. “A vacina da pólio tem aplicação oral, a famosa “gotinha”. Já a de sarampo, injetável, que também protege contra rubéola e caxumba e é conhecida como “tríplice viral”. As duas imunizações são aplicadas como reforço, e mesmo crianças que já receberam vacinas do tipo devem tomar nova dose. Para as crianças com a carteira de vacinação atrasada, no caso da pólio, a indicação é a vacina com o vírus inativado. Esta também é aplicada por injeção” destacam.