PROGRAMA SAÚDE BUCAL DE FLOR DO SERTÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de Flor do Sertão através do Setor de Odontologia que tem como responsáveis a Odontóloga Simone Regina Frozza Paladini e a Técnica de Enfermagem Andréia Dall'Agnol, continua desenvolvendo com muita ênfase o programa Saúde Bucal.
Além da Atenção Básica que envolve atividades rotineiras, como: extrações restaurações e profilaxia é dada atenção especial no atendimento aos estudantes do município. Estes estudantes são buscados na Escola, recebem atendimento e orientação quanto à escovação, é feita a aplicação de flúor e avaliação epidemiológica.
A novidade implementada na Saúde Bucal desde do ano passado é o Programa de Próteses Dentarias que tem como objetivo atender o grande número de pessoas que enfrentavam grandes dificuldade e problemas de saúde ocasionados pelas precárias condições de seus aparelhos mastigatórios.
Neste sentido foi elaborado um cadastro do qual até o dia 28 de maio 298 se inscreveram para realização de próteses dentárias. Destas, 165 pessoas já foram atendidas. Foram realizadas 146 Próteses Totais (dentaduras) e 157 Próteses Parciais Removíveis (Ponte Móvel), totalizando 303 Próteses realizadas. O Valor investido até agora pela Secretaria Municipal de Saúde é de R$ 42.250,50.
É importante lembrar que antes da confecção das próteses, há a necessidade de um grande trabalho de base, pois estes pacientes na sua grande maioria somente procuravam o setor de odontologia quando o dente começava a doer e agora antes da confecção das próteses, há a necessidade de um trabalho de reabilitação bucal. Após é que são encaminhados para confecção das próteses.
Além do atendimento no setor de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, várias pessoas, prioritariamente as crianças que necessitam tratamento especializados são encaminhados ao C.E.O – Centro Especializado de Odontologia de Pinhalzinho e Chapecó onde recebem atendimento sem nenhum custo para os pacientes.Percebe-se de imediato, a melhora na qualidade de vida e da auto-estima dos pacientes, destaca o Secretário Municipal de Saúde Olmir José Meneghetti.