Gripes aviária e humana em pauta.

O Programa A Saúde vai à Comunidade, da Secretaria Municipal de Saúde de Flor do Sertão, começou uma nova rodada pelas localidades do Município. E desta vez, já que se aproxima o inverno, e com ele a incidência de doenças respiratórias, o tema a ser debatido é a influenza, que sempre ameaça a população, e também a gripe aviária, cujos casos têm gerado preocupação na região. Acompanharam a equipe da Saúde o médico Gustavo, que atende na Unidade de Saúde, e o médico veterinário Adriano Cordeiro, da Cidasc.

Segundo o médico Gustavo, a Influenza, popularmente conhecida como “gripe”, é causada por um vírus, cuja transmissão pode ser evitada com alguns cuidados básicos, principalmente relacionados à higiene e ao contato com outras pessoas. Embora seja uma doença popular, a gripe pode causar grande desconforto e em algumas situações até trazer complicações, quando somada a outras doenças. Os principais sintomas da gripe são respiratórios, além de dor no corpo, dor de cabeça e febre alta. A principal forma de prevenção é a vacina – lembrando que nestes meses de abril e maio ocorre a Campanha de Vacinação.

Já a influenza aviária, abordada pelo médico veterinário Adriano Cordeiro, oferece um grande risco aos produtores de frango, mas também à população, já que alguns tipos da gripe podem ser transmitidos para humanos e causar sintomas graves. O vírus é contraído pelo contato com aves doentes. Daí que uma das principais formas de proteção é proteger os aviários, evitando qualquer contato entre aves de criação e aves de vida livre, já que aves migratórias podem transportar o vírus até de outros países. Nas aves, os sintomas são semelhantes aos humanos: tosse, espirros, corrimento nasal, fraqueza, falta de ar, complicações respiratórias, falta de apetite, diarreia e até sede excessiva. Notados alguns sintomas, a orientação é procurar um profissional da área.

Arquivos