Flor do Sertão é destaque no Previne Brasil

Publicado em 24/11/2021 às 11:12 - Atualizado em 24/11/2021 às 11:31

Flor do Sertão mais uma vez obtém reconhecimento na área da saúde. Desta vez o município está recebendo o Certificado de Desempenho da Atenção Primária pelos bons resultados no Programa Previne Brasil. A honraria será entregue pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira, dia 25 de novembro, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde, em Brasília. A Secretária Municipal de Saúde, Maristela Cassol Valler, e a enfermeira Silvia Cristina da Silva representam o Município na ocasião. O Secretário Executivo do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, Sidnei Bellé, também prestigiará o evento. Flor do Sertão é o único município do Estado a ser contemplado com o Certificado.

O Programa Previne Brasil objetiva garantir recursos aos municípios para investir nos cuidados básicos em saúde, ampliando o vínculo entre pacientes e equipes de saúde para melhorar o atendimento e o cuidado ao paciente. Os indicadores avaliados, a partir da inserção dos dados no sistema, são:

• Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação;
  • Proporção de gestantes com realização de exames de sífilis e HIV;
  • Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
  • Cobertura de exame de citopatológico;
  • Cobertura vacinal de poliomielite inativada e de penta valente;
  • Percentual de hipertensos com pressão arterial aferida em cada semestre;
  • Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Segundo a Secretária Maristela, a conquista é um reconhecimento pela seriedade com que o Município trata a questão da saúde. “Tanto esta, como as demais conquistas que obtivemos resultam de um tripé fundamental: o empenho da equipe de profissionais, os bons investimentos da Administração e a colaboração da população local; todos os envolvidos estão de parabéns”, reconhece ela, destacando também o bom desempenho no combate à pandemia do coronavírus: “somos um dos únicos municípios do Estado que não registrou óbito em decorrência do Covid-19, mas a dedicação, a seriedade e a melhoria na atuação deve ser constante”, finaliza Maristela.