Volta Ciclística de Flor do Sertão agora é regional

Publicado em 01/10/2021 às 10:23 - Atualizado em 01/10/2021 às 11:19

No último dia 25 de setembro, Flor do Sertão realizou a IV Volta Ciclística, que este ano contou com um percurso maior, totalizando 15 km. Além do sol forte e dos pontos críticos de subidas, os participantes, do município e também da região, foram testados em diferentes trechos: ciclovia, asfalto, calçamento, estrada de terra. Ao completar o percurso, no Pesqueiro do Paulista, todos receberam uma medalha de participação. A atividade, que desde 2017 faz parte da programação do mês de aniversário do Município, foi idealizada pelo então diretor de Turismo, Jovir Zanuzzo, no intuito incentivar a prática ciclística, prestigiando as belezas naturais do município, já que em cada edição o roteiro é diferente.

Na primeira edição, o roteiro foi da cidade até a Linha Pedra Branca; em 2018, da cidade à Linha Barra do Traíra; em 2019, da cidade à Linha Sarandi. Em razão da pandemia, em 2020 a atividade foi suspensa, voltando neste ano de cara nova: maior e aberta a ciclistas da região. Agora com quase dois km de ciclovia nova, e fazendo parte do Projeto de Cicloturismo do Velho Oeste, Flor do Sertão também passa a ser um destino dos praticantes da modalidade. “É uma atividade saudável, que desperta sempre mais adeptos, e com diversos benefícios, pois une lazer, esporte e o gosto pela natureza, que em nosso município é encantadora; sem dúvida cada ano a Volta será mais interessante”, reconhece o Prefeito Sidnei Willinghöfer, adepto do pedal e presente em todas as edições.

Segundo Jovir Zanuzzo, responsável pela organização da Volta Ciclística, a ideia é tornar o cicloturismo uma opção de atividade tanto aos moradores locais, quanto aos visitantes. “Considerando que já inserimos o Município no mapa do cicloturismo regional, o que por si só atrairá muitas pessoas, aproveitamos para despertar o interesse dos florsertanenses pela prática, cada vez mais difundida”, reconhece ele, destacando o grande potencial local: “não tenho dúvidas de que Flor do Sertão tem plenas condições de se tornar referência no ecoturismo; nesse sentido, a Volta Ciclística, assim como a Trilha Ipê Amarelo, a Rota das Cachoeiras e outras iniciativas do tipo são promissoras”.