MEUS 26 ANOS!

Publicado em 02/09/2021 às 10:33 - Atualizado em 02/09/2021 às 11:47

A Flor que fala, contando sua história...

Estou completando 26 anos... e me vejo adulta, linda e abençoada. Eu sou a Flor do Sertão e minha história vai muito além de minha idade. Muito antes da década de 90, quando um grupo dedicado de lideranças abraçou o desafio de me fazer nascer, eu já era germinada, sonhada, esperada.

Ahh, como foram difíceis os primeiros tempos, quando este lugar, hoje meu corpo, meu território, foi habitado pelas primeiras e corajosas famílias de pioneiros, nos longínquos anos 50. Aqui aportaram jovens casais, movidos pelo sonho da terra fértil, plantando com esperança, cultivando com zelo e colhendo com gratidão, para garantir seu sustento e ver seus filhos crescerem dignamente.

Adentrando matas densas, banhadas por rios e riachos de águas cristalinas, aqui formaram raízes, firmes e profundas como as raízes do cedro, ouro verde desta terra. No vasto sertão de um Oeste abandonado, um lugar pra chamar de “flor”, tão bela quanto a encantadora flor do ipê. Encostas, vales, planícies e montanhas... eu vinha sendo descoberta e lapidada através do incansável trabalho de homens e mulheres de fibra, dos quais tenho tanto orgulho!

É tamanha minha gratidão, que nem sei expressar. Que dia incrível o meu nascimento, o histórico 29 de setembro de 1995! Quanta gente feliz, quanto júbilo! Agora eu existia, e mesmo pequena, sabia que seria cuidada com muito carinho e cresceria de forma admirável. Estava certa! Lideranças comprometidas, gestores competentes e, acima de tudo, um povo incrível, trabalhador e generoso, me possibilitaram prosperar e desenvolver, para ser vista, ainda jovem, com olhos de encanto e admiração.

Assim como um filho, em cada fase da vida há desafios. Na infância, as preocupações são para garantir a sobrevivência e o crescimento; na adolescência e juventude, as atenções visam despertar responsabilidade para garantir um futuro promissor. E aqui estou eu, já adulta e em constante desenvolvimento. De tantas palavras que gostaria de expressar ao completar mais um aniversário, resumo em apenas uma, que transborda em mim: G R A T I D Ã O!

MUITO OBRIGADA a cada um de vocês, meus queridos filhos e filhas florsertanenses, que aqui vivem ou aqui viveram. Que orgulho de vocês!

(Texto: Jovir Zanuzzo)