Flor do Sertão lança Rota das Cachoeiras

Publicado em 14/09/2021 às 07:35 - Atualizado em 14/09/2021 às 08:43

Na ensolarada tarde de sábado, dia 11 de setembro, pelo menos uma centena de pessoas participaram da 4ª Trilha Ipê Amarelo, evento que há cinco anos faz parte da programação do mês de aniversário do Município de Flor do Sertão. Sem ser realizada em 2020, em razão das restrições da pandemia, este ano a Trilha voltou de forma diferente, sem equipes e sem a saudável competição, mas não menos divertida. Saindo da praça municipal, os participantes percorreram 2,5km até a Cachoeira e Caverna do Corvo, na Linha Sarandi. No trajeto, foi recolhido todo lixo encontrado à beira da estrada.

Na ocasião, foi lançada a Rota das Cachoeiras, um projeto que visa divulgar as belezas naturais do município, especialmente as cachoeiras, cascatas, saltos e grutas, entranhados em suas matas e dignas de visitação. “Nosso município é privilegiado, com uma natureza exuberante e grande potencial para promover o ecoturismo; a parceria com os proprietários e a organização de uma estrutura mínima, como sinalização e melhoria de acessos, nos possibilita oportunizar que mais pessoas possam conhecer e curtir momentos de paz e calmaria nesses lugares”, destacou Jovir Zanuzzo, que está à frente da iniciativa.

A Trilha Ipê Amarelo, criada há cinco anos, tem potencializado o interesse da população local por atividades desse tipo. Desde o início, pelo menos 20% dos florsertanenses já participaram de alguma edição. Famílias inteiras têm optado por essa modalidade de lazer em dias favoráveis. “Atividades como esta, ao ar livre e em meio à natureza, além de serem altamente saudáveis, compensam a falta de eventos sociais e agradam a todas as idades, sendo realizadas, inclusive, por famílias inteiras, o que sem dúvida é muito positivo em todos os aspectos”, reconhece o Prefeito Sidnei Willinghöfer. Incentivador e participante ativo da Trilha, o prefeito destaca que em breve todos os locais de visitação terão sinalização.