Eu vou cevar um mate gordo de esperança!

Publicado em 20/09/2021 às 14:20 - Atualizado em 22/09/2021 às 10:56

Eram oriundas do Rio Grande do Sul as primeiras famílias que adentraram as matas deste sertão desabitado, há 70 anos, movidas pelo sonho da terra fértil, onde pudessem criar seus filhos e viver dignamente. Muitas adversidades enfrentaram essas corajosas famílias, que levavam consigo costumes, hábitos e modo de vida próprios. Flor do Sertão surgiu, cresceu, se emancipou e desenvolveu sempre com a cultura gaúcha arraigada em sua história. E um dos maiores símbolos gaúchos, o chimarrão, é característica típica local.

No último sábado, dia 18, dentro da Programação do Mês de Aniversário do Município, que completa 26 anos, o CTG Estância do Ipê, realizou mais uma Mateada Gaúcha, na Praça Municipal. Na ocasião, um grupo de crianças e adolescentes de Iraceminha brindou a tarde com belíssimas apresentações gaúchas, conduzidas pelos professores Lara Fraga e Magnos Drewlo. Ida Dall’Agnol e sua filha Daniely também apresentaram duas belas poesias gaúchas. “Momentos como este, tão marcantes, nos dão convicção de que vale a pena trabalhar pela propagação de uma cultura tão admirável, como a gaúcha, que é base de nosso povo”, reconheceu Jovir Zanuzzo, fundador do CTG e colaborador do evento.

O Prefeito Municipal, Sidnei José Willinghöfer, sempre presente nas atividades sociais no Município, junto com sua esposa Adimara, também prestigiou o evento, que definiu como uma bonita forma de cultivar as tradições gaúchas, especialmente o hábito de matear. “Sou um grande apreciador da cultura gaúcha, particularmente das canções nativistas; e, falando em chimarrão, tem uma que, pra mim, é marcante, chamada ‘mate de esperança’, canção que dá gosto de ouvir”, afirma ele, parabenizando a todos os gaúchos do Município: “parabéns ao CTG Estância do Ipê pela organização do evento e a todos os gaúchos florsertanenses”, concluiu o Prefeito.