Assistência Social realiza Conferência

Publicado em 21/07/2021 às 10:47 - Atualizado em 21/07/2021 às 11:08

Na tarde do último dia 20 de Julho, terça-feira, foi realizada a XIII Conferência Municipal de Assistência Social no município de Flor do Sertão-SC. O tema da Conferência deste ano é “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.”

A Conferência é um espaço de mobilização para a participação social. A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), e a Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS) preconizam as Conferências como instâncias cujo foco é avaliar a Política de Assistência Social e a construção de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social.

A Conferência foi realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, atualmente presidido por Ludemila Bassani, que fez a abertura oficial da XIII Conferência, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Representantes de diversos segmentos da sociedade estiveram representados, bem como secretários municipais, conselheiros tutelares, vereadores, polícia militar, representantes de conselhos municipais da área social, usuários, jovens, adultos e idosos, além do Prefeito Municipal Sidnei José Willinghöfer e de seu Vice Moacir Gujel. Ao fazer uso da palavra, o Prefeito destacou a boa presença de público no evento: “parabéns à organização e a todos os presentes que valorizam o evento com sua participação; ter tantos representantes de organizações e da sociedade na Conferência é uma forma de reconhecer e apoiar o bom serviço que vem sendo prestado na área social”, reconheceu ele.

Quem conduziu a reflexão sobre o tema da Conferência foi Janice Merigo, que é assessora em Políticas Públicas da Federação Catarinense de Municípios – FECAM. Coube a ela discorrer sobre os cinco eixos da Conferência, de forma dinâmica e envolvendo o público presente, inclusive sugerindo prioridades. Surgiram 10 propostas de ações municipais e 05 a nível estadual e federal, que serão encaminhadas para Conferência Estadual e posteriormente Conferência Nacional.