Flor do Sertão no mapa do Cicloturismo

Publicado em 21/06/2021 às 16:09 - Atualizado em 21/06/2021 às 16:51

Um roteiro com mais de trezentos quilômetros e uma diversidade de atrativos turísticos para encantar os amantes do cicloturismo, abrangendo mais de 10 municípios da região. Esse é o resultado de um projeto inovador, realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina em parceria com a Assembleia Legislativa do estado, Municípios da região e empreendedores. Após visitar alguns dos empreendimentos parceiros, em outros municípios, no dia 18, sexta-feira, foi a vez de conhecer melhor o Pesqueiro do Paulista, em Flor do Sertão, que fará parte do roteiro Velho Oeste.

A comitiva que esteve no município contou com a presença do Deputado Estadual Mauro de Nadal, Presidente da Assembleia Legislativa Catarinense, do Reitor da UDESC, Dilmar Barreta, do Pró Reitor de Extensão da UDESC, Mayco Morais Nunes, da professora da UDESC Kiciosan Galli, coordenadora geral do projeto, da professora da UDESC ESAG, Ivoneti Ramos, que coordena o projeto Integra Velho Oeste, do Diretor de Comunicação da ALESC, Dayan Schultz, e diversos assessores das autoridades. Do Município, além dos proprietários do Pesqueiro do Paulista, recepcionaram e acompanharam a comitiva o Prefeito Municipal, Sidnei José Willinghöfer, o Presidente da Câmara de Vereadores, Leonir Pelison, e Jovir Zanuzzo, Chefe de Gabinete e responsável pelo Turismo no Município.

Na ocasião, o proprietário Juares Mora conduziu os visitantes pela área do Pesqueiro, que vem ganhando visibilidade na região por ser um atrativo diferenciado. Com diversos planos em curso, revelou seu propósito de ampliar a gama de atrações, além da pesca esportiva, contemplando passeios, restaurante, local para acampar, dentre outras opções que farão os ciclistas não querer sair do local. A boa organização, a ousadia do empreendimento e a beleza do local, coroado com uma natureza exuberante, encantaram os visitantes, que também saborearam um delicioso almoço oferecido pela atenciosa equipe do Pesqueiro.

Também fazem parte do Projeto alunos da graduação de Administração Pública EaD da UDESC ESAG, em parceria com a UAB/Capes, que estão fazendo seus trabalhos de conclusão de curso no Circuito Velho Oeste. Além de oportunizar um roteiro rico em diversidade e que revela a essência da região oeste catarinense aos adeptos do cicloturismo, modalidade esportiva-turística que tem crescido muito, o Projeto abre possibilidades para empreendedores que acreditam no potencial turístico da região e de suas atividades. Além do grande roteiro, cada município é desafiado a elaborar o seu próprio roteiro, inserindo atrativos naturais e atrações próprias de seu contexto. O Departamento Municipal de Turismo, além de apoiar e dar suporte às iniciativas privadas, vem buscando formas de tornar Flor do Sertão uma boa opção turística na região.