Escola realiza projeto de conscientização ambiental

Publicado em 27/04/2021 às 09:33 - Atualizado em 27/04/2021 às 11:12

A atitude de cuidado em relação ao meio ambiente é indispensável para garantir que os recursos naturais estejam disponíveis às futuras gerações. Sem preservar e revitalizar, usufruindo de forma irresponsável, esses recursos não se renovam e a qualidade de vida, que depende diretamente disso, fica ameaçada. Foi pensando nisso que o Centro Educacional Padre Luis Muhl, de Flor do Sertão-SC, está colocando em prática um projeto de conscientização, que envolve os profissionais da Educação, os alunos e suas famílias, e desafia toda sociedade a cooperar.

Coordenado pela professora Sidiane Stefanon, o projeto objetiva abordar a temática, tão pertinente nos dias atuais, para despertar o interesse pela preservação e utilização de forma sustentável dos recursos naturais. “O ponto de partida é a conscientização, que leva à ação responsável, comprometida com a preservação e, mais que isso, a revitalização de espaços já degradados, resultantes do descuido no uso”, reconhece ela.

Segundo a professora, o projeto se dá em duas etapas: teórica e prática. Primeiramente a turma, do 3º ano do Ensino Fundamental, estudou o tema, com leituras e reflexões em sala de aula. Depois, cada aluno, juntamente com sua família, assumiu o compromisso de plantar uma árvore, que deverá cuidar até que se desenvolva bem. “A conscientização supõe sempre teoria e prática, estudar o tema, mas também fazer acontecer, intervir positivamente no meio ambiente; uma criança consciente é um fio de esperança”, conclui Sidiane.