Educação: bons investimentos e grandes desafios

Publicado em 22/12/2020 às 07:28 - Atualizado em 22/12/2020 às 09:02

Um processo educacional de qualidade ainda é um desafio na educação pública brasileira. Também o é em Flor do Sertão, onde se investe pesado nessa que é uma área estratégica para o desenvolvimento econômico e social. Um dos principais mensuradores educacionais no Brasil é o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007. Naquele ano, Flor do Sertão registrava a preocupante nota de 3,9. Nos demais levantamentos, que é feito de dois em dois anos, a nota sempre ficou acima de 5,0 – em 2017 alcançou a nota 6, estipulada pelo IDEB como meta para 2022.

Na última década, o município investiu alto na Educação. Especialmente nos últimos anos, a Administração Municipal se empenhou em garantir que professores e alunos, sujeitos principais do processo educacional, tivessem as condições necessárias para que esse processo fosse exitoso. O Centro Educacional Padre Luis Muhl passou por grande reforma, com significativas melhorias estruturais; foi implantada a creche em turno integral – o prédio recebeu melhorias e foi ampliado; o município garante um piso salarial acima do estabelecido pelo Ministério da Educação; foi contratado o Sistema de Ensino Família e Escola, além de uma psicopedagoga.

Segundo a Secretária de Educação, Maria Lúcia Freiberger, Flor do Sertão tem todas as condições para empreender um processo de melhoria na área educacional nos próximos anos. “Os desafios superados neste ano atípico, aliados aos grandes investimentos que o município vem fazendo, nos dão condições de visualizar um futuro mais otimista em relação à Educação”, reconhece ela. O município fornece transporte, uniforme, merenda e todo material necessário para os alunos. “A educação, em Flor do Sertão, é literalmente gratuita”, conclui a secretária.