Saúde de qualidade: investimentos, dedicação e cooperação!

Publicado em 07/05/2020 às 09:35 - Atualizado em 07/05/2020 às 09:42

A previsão meteorológica da chegada antecipada do frio neste ano parece se confirmar. Após a tão esperada chuva, que amenizou um pouco o problema da água no município – em estado de emergência desde março, uma baixa acentuada das temperaturas gera preocupação à Secretaria Municipal de Saúde. Se, por um lado, com o frio praticamente zeram as chances de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, que também era preocupante na região, por outro lado, historicamente aumentam os casos de doenças respiratórias nesta época do ano. E a pandemia do Coronavírus, cujos casos têm se acentuado na região, sem dúvida exige cuidados extras da população.

Nos últimos anos, Flor do Sertão tem se destacado na área da saúde. Graças aos bons investimentos da Administração Municipal, aliados às verbas parlamentares, diversos programas e serviços são mantidos, enquanto iniciativas são implementadas, sempre com objetivo de oportunizar saúde à população, base para a qualidade de vida, conforme destaca o Prefeito Sidnei José Willinghöfer: “nosso propósito fundamental, à frente da gestão pública, é a promoção da qualidade de vida de nosso povo, o que, sem dúvida, passa pelos bons serviços na área da saúde”, aponta o prefeito, que reconhece: “a saúde e a vida de cada florsertanense tem valor inestimável”.

Com a chegada do frio, o maior “investimento” são os cuidados, principalmente ante à pandemia do Coronavírus. Segundo Flávia Barcelos Martins, médica da Unidade de Saúde, nesta época do ano o ar seco predominante provoca maior sensibilidade nas mucosas nasais e os ambientes ficam mais fechados, dois agravantes para a proliferação de vírus e doenças respiratórias. “É indispensável seguir à risca as orientações para evitar contaminação: usar máscara, higienizar bem as mãos e antebraços, cuidar ao respirar ou tossir e, principalmente, evitar aglomeração e contato social”, lembra a médica, com duas dicas importantes: “sempre que possível, abrir portas e janelas para ventilar os ambientes internos; e deixar as visitas para quando tudo isso passar”.

A Secretária de Saúde, Maristela Cassol Valler, enfatiza a importância de todos levarem a sério as orientações, pois basta uma pessoa se contagiar para o município todo estar em risco. “Há diversos casos de Coronavírus confirmados em municípios da região, o que implica nos cuidarmos mais ainda; todos já sabemos o que precisa ser feito, basta fazer e cobrar de familiares, amigos e conhecidos que também façam – é hora de agir responsavelmente”, reconhece a Secretária, enaltecendo o bom desempenho que o município tem na saúde: “é uma área interdependente, pois envolve investimento público, dedicação dos profissionais e cooperação da população; graças a Deus, em Flor do Sertão essa tríade vem dando ótimos resultados!”, comemora ela.