Decreto do Governador suspende aulas e eventos públicos!

Publicado em 17/03/2020 às 15:01 - Atualizado em 17/03/2020 às 15:03

O Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, emitiu Decreto no dia de hoje, determinando a suspensão de atividades públicas que potencializem o risco de contaminação com o coronavírus. Dentre as atividades suspensas estão as aulas nas redes pública e privada de ensino, municipal, estadual e federal, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos, ensino técnico e ensino superior. O Documento destaca que, na rede pública estadual de ensino, os primeiros 15 (quinze) dias correspondem à antecipação do recesso escolar de julho.

Além das aulas, o Decreto suspende, por tempo indeterminado, eventos e atividades de qualquer natureza, com previsão de grande aglomeração de pessoas, que dependem de autorização da Administração Pública Estadual, sendo o número de 200 pessoas para áreas abertas e 100 pessoas para locais fechados, assim como eventos esportivos organizados pela Fundação Catarinense de Esporte. Há também, no Decreto, restrições quanto ao ingresso em unidades prisionais, recomendações quanto aos deslocamentos de idosos e orientações quanto à higienização de locais públicos como banheiros, elevadores, corrimãos, maçanetas, veículos. Cuidados especiais são recomendados aos catarinenses que manifestarem qualquer sintoma que possa levantar suspeita de contaminação pelo coronavírus.

O Governador autoriza, pelo Decreto, a possibilidade de desempenho domiciliar do trabalho de agentes públicos que fazem parte de grupos de risco de contágio, desde que justificada a situação mediante a chefia imediata. Cancelamento de reuniões e diversas outras atividades também é sugerido, no intuito de minimizar os riscos. Confira o Decreto na íntegra, em anexo.

NOTA: O Prefeito Municipal de Flor do Sertão, Sidnei José Willinghöfer, e a Secretária de Saúde, Maristela Cassol Valler, participam de reunião, ainda nesta tarde, na sede da Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS, onde serão definidas orientações e determinações conjuntas para os municípios da região. Antecipamos, no entanto, que, seguindo o Decreto do Governador do Estado, estão suspensas as aulas da rede municipal de ensino, a partir da próxima quinta-feira, dia 19, bem como eventos e atividades que supõe aglomeração de pessoas.