Jovir Zanuzzo entrega coordenação da Cultura na AMERIOS

Publicado em 12/02/2020 às 15:17 - Atualizado em 12/02/2020 às 15:22

Cultura é a expressão identitária de pessoas, grupos e povos. E tal qual as “culturas” agrícolas, próprias de nossa região, os gestores de cultura precisam, com dedicação e empenho, seguir um roteiro: preparar a terra, plantar a semente, cultivar e cuidar, para que todos colham. Com essa metáfora, Jovir Zanuzzo, até então coordenador do Colegiado, acolheu os colegas gestores municipais de Cultura na primeira reunião do ano, nesta manhã, desejando bom trabalho em 2020, para que a “lavoura cultural” da AMERIOS produza muitos bons frutos.

A reunião, realizada na sede da Associação, contou com representantes dos municípios de Bom Jesus do Oeste, Cunha Porã, Cunhataí, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Palmitos, São Miguel da Boa Vista, Saudades e Tigrinhos. Os gestores avaliaram o trabalho da área no último ano, programando as ações colegiadas para 2020, dentre elas a participação no Fórum Estadual da Cultura, no município de Ibirama, e a 5ª Mostra Cultural da AMERIOS, no município de Saudades – ambos eventos no mês de maio. Cada gestor também expôs a situação da pasta em seu município, com destaque para o início das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Por indicação da maioria, Rosi Inácia Heineck, diretora de Cultura de Maravilha, reassumiu a coordenação do Colegiado, tendo a companhia das colegas Magali Glienke (vice-coordenadora), de São Miguel da Boa Vista, Vanessa Sgarbi (Secretária), de Palmitos, e Diva Cristiane Sandmann (vice-secretária), de Bom Jesus do Oeste. Manter os gestores municipais de cultura sintonizados com as demais esferas da Cultura e motivar ações e realizações culturais nos municípios e na região é o objetivo da nova coordenação. “O objetivo é manter acesa a chama da Cultura em nossos municípios; com a dedicação de cada um dos colegas gestores, vamos irrigar as sementes culturais para colher bons frutos no futuro”, destaca Rosi, agradecendo a confiança dos demais.

Ao deixar a coordenação, que assumiu em agosto de 2018, o gestor de cultura florsertanense, Jovir Zanuzzo, agradeceu a confiança dos colegas e o bom trabalho que, com dedicação, cada gestor de cultura faz em seu município. “Sem dúvida, atuar em uma função tão complexa e intersetorial é grande desafio; há contratempos e dificuldades, mas como gestores de cultura, acreditem em vosso potencial, deem seu melhor, cultivem a ‘semente cultural’ com maestria para que todos colham os bons frutos”, desejou Zanuzzo, almejando excelente gestão à nova coordenação.