Defesa Civil de Flor do Sertão apresenta Plano de Contingência

Publicado em 26/11/2019 às 14:09 - Atualizado em 26/11/2019 às 16:20

Nesta terça-feira, dia 26 de novembro, ocorreu a audiência pública para a apresentação da proposta de Plano Municipal de Contingência para enxurradas, alagamentos, vendavais e granizo no município de Flor do Sertão/SC. O evento, aberto ao público, ocorreu no auditório da Prefeitura e contou com a presença de diversas autoridades, mas pequeno público representando a população local. A elaboração do Plano e apresentação aos presentes foi realizada pela Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil, Francieli Brusco de Oliveira. Ela fez uma síntese do material, destacando as estratégias de ação, bem como recursos humanos e materiais disponíveis, além de infraestrutura, para a hipótese de ocorrências naturais como enchentes, vendavais, granizos.

O trabalho realizado por Francieli rendeu elogios do Coordenador Regional da Defesa Civil, Henrique Júnior Cocco. “Flor do Sertão é o primeiro município de nossa região a elaborar e, agora, apresentar o Plano em audiência pública; parabéns à Francieli pelo ótimo trabalho; infelizmente a participação da população é baixa, ante um assunto tão importante”, reconheceu Cocco, fazendo referência às poucas pessoas, exceto as autoridades, que participaram da audiência. O Comandante do Corpo de Bombeiros de Maravilha, Michael Magrini, fez questão de observar que nossa região, oeste catarinense, é um "corredor" natural para tornados e vendavais. Por isso, todo tipo de prevenção, como supõe o Plano, é importente.

O Prefeito Municipal, Sidnei José Willinghöfer, também parabenizou o bom trabalho realizado pela coordenadora local da Defesa Civil na elaboração do Plano, agradeceu aos participantes, mas ponderou: “o auditório deveria estar lotado, pois toda a população pode vir a ser beneficiada com esse Plano de Contingência, ninguém está livre do risco; torcemos para que não seja necessário colocar em prática”. Há pouco mais de um mês diversas residências e edificações sofreram danos no interior do município em decorrência de ventos fortes e a Administração Municipal viabilizou prontamente, por meio da Defesa Civil, material para auxiliar as famílias.

A audiência pública também contou com a participação do Soldado Zanotti, representando a Polícia Militar em Flor do Sertão, a Vereadora Neida de Barba, o Secretário de Agricultura Rudimar Rott e a Secretária de Saúde Maristela Valer, além de outras autoridades e representantes da população local. O Plano Municipal de Contingência está disponível àqueles que desejarem consulta-lo – basta clicar no documento anexo (abaixo, na galeria de arquivos).

Responsável pela Matéria: Jovir Zanuzzo