Mostra de Cinema Infantil

Publicado em 08/10/2019 às 14:38 - Atualizado em 08/10/2019 às 14:53

A Semana das Crianças em Flor do Sertão começou de forma especial na última segunda-feira, dia 07 de outubro. Todos os alunos do Centro Educacional Padre Luis Muhl participaram de uma ótima sessão de cinema no auditório da Prefeitura Municipal, acompanhando a exibição de oito pequenos filmes selecionados pela Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis no último ano. O evento, realizado em parceria entre o Centro Educacional e o Departamento de Cultura, é promovido anualmente na semana dedicada à comemoração pelo Dia das Crianças.

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que iniciou em 2002 e já está na 18ª edição, tem como principal objetivo exibir filmes que traduzem a multiplicidade cultural do Brasil e do mundo, ajudando a desenvolver consciência e cidadania nas crianças. Segundo Jovir Zanuzzo, gestor municipal de Cultura, a Mostra sempre tem um espaço especial no Fórum Estadual da Cultura para divulgação e promoção, justamente por ser um projeto essencialmente cultural e direcionado às crianças: “as mudanças culturais, principalmente no tocante à compreensão e ao respeito das outras culturas, passam necessariamente pelos mais jovens, especialmente as crianças; o que se percebe, nos pequenos filmes infantis da Mostra, é um direcionamento para atitudes como cuidado, respeito, responsabilidade, cooperação, tanto nas relações interpessoais, quanto em relação à natureza de forma geral”, destaca Zanuzzo.

A equipe pedagógica do Centro Educacional Padre Luis Muhl realiza a diversos anos a Mostra do Cinema Infantil, oportunizando, assim, uma atividade diferenciada aos alunos. Segundo a coordenadora pedagógica, Patrícia Noronha, a Mostra tem um papel pedagógico importante: “São filmes próximos à realidade das crianças, lúdicos e divertidos, personagens com os quais as crianças se identificam, trazendo reflexões importantes; e as sessões são organizadas com o intuito de garantir uma experiência de ida ao cinema aos pequenos, sendo que a grande maioria não tem essa oportunidade”, destaca Patrícia.

(Responsável pela Matéria: Jovir Zanuzzo)