ACADEMIA "HONRA AO MÉRITO"!

Publicado em 10/07/2019 às 13:42 - Atualizado em 11/07/2019 às 09:29

Equipe recebe o Certificado do CONASEMS Baixar Imagem

Um momento histórico, que enche de orgulho o município de Flor do Sertão.  É mais um motivo para reconhecer o bom trabalho que é realizado na área da Saúde. Após participar da 2ª Mostra Catarinense “Aqui Tem SUS”, com três trabalhos selecionados como experiências exitosas (Pilates, A Saúde vai à Comunidade e Academia da Saúde), a Secretaria Municipal de Saúde foi selecionada para apresentar dois desses trabalhos na 16ª  “Mostra Brasil Aqui Tem SUS”, realizado em Brasília no início de julho. E, dentre os 500 trabalhos apresentados, a equipe de Flor do Sertão voltou da Capital Federal com o certificado “Honra ao Mérito” pelo voto popular à experiência “Academia da Saúde: a prática da atividade física aumentando a qualidade de vida e a promoção à saúde”.

Segundo Maristela Valer, Secretária Municipal de Saúde, essa é uma conquista que coroa o trabalho que a equipe multidisciplinar da saúde faz, assim como os investimentos que a Administração Municipal faz na área. “É uma conquista do município como um todo; nós, que atuamos na área, ficamos muito satisfeitos e comemoramos esse reconhecimento, mas é um  feito inédito que premia Flor do Sertão e toda sua população”, comenta a Secretária, destacando o trabalhoso desafio de manter os bons serviços de saúde à população: “não foi fácil chegar até aqui e ter esse reconhecimento; nosso desafio, agora, é manter o bom nível e qualificar aspectos específicos para melhorar sempre mais a qualidade de vida de nossa população”.

Nos cinco anos de funcionamento, a Academia da Saúde do município é referência e já foi visitada por inúmeras autoridades da região para entender como as atividades são desenvolvidas. A instrutora física Cristiane Carniel, que esteve em Brasília junto com a equipe de saúde e atua na Academia desde o início de suas atividades, comemora mais esta conquista e destaca os bons resultados práticos já vistos: “a academia tem uma excelente estrutura e é aberta a toda a população local, gratuitamente, com prévia uma avaliação médica; nossa maior satisfação é ver os resultados alcançados pelos frequentadores da academia, principalmente aqueles que são encaminhados através de programas específicos da Secretaria de Saúde e melhoram significativamente sua qualidade de vida”.

De acordo com o enfermeiro Adriano Pereira, que apresentou os trabalhos durante o congresso, o município de Flor do Sertão conta com excelentes políticas públicas de saúde. “A troca de experiência no Congresso, com municípios de todas as regiões do país, evidencia que estamos no caminho certo e consolida ainda mais nosso trabalho; percebemos que nossas políticas públicas de saúde servem de modelo para outros municípios”, destaca o enfermeiro.

Para o prefeito municipal, Sidnei Willinghöfer, as conquistas na área da saúde resultam de uma continuidade positiva dos trabalhos desenvolvidos e dos investimentos realizados. “Flor do Sertão está entre os municípios que mais investem em saúde, proporcional à sua população; mas, além disso, há um trabalho continuado, por meio de ações e programas diversos, assim como a boa qualificação dos profissionais da área; tudo isso possibilita aquilo que almejamos como administração pública, que é a excelência na prestação de serviços, pois a saúde é essencial para a qualidade de vida”, destaca Sidnei.