Nova estratégia para o lixo reciclável

Publicado em 09/07/2019 às 10:43 - Atualizado em 09/07/2019 às 10:55

A Administração Municipal de Flor do Sertão colocará em prática uma nova estratégia para a coleta do lixo reciclável no município. As “casinhas” construídas alguns anos atrás, ainda na Administração anterior, têm se tornado um problema com a negativa da empresa que recebia o lixo – segundo a qual boa parte do material recebido não era reciclável. Com a interrupção da coleta, a Administração tem buscado alternativas para a destinação do lixo reciclável. Foi realizada nova licitação, vencida pela empresa TOS, que fará a coleta no município uma vez por semana, às segundas-feiras.

Em reunião realizada no último dia 08 de julho, a Administração Municipal, juntamente com representantes da empresa que irá coletar o lixo reciclável, foi definido que o recolhimento será feito sempre na segunda-feira, por volta das 10h. No entanto, a coleta será feita apenas na cidade, a princípio em dois pontos estratégicos, onde a população deverá deixar o lixo reciclável – as comunidades do interior não terão mais as “casinhas” para o lixo. “De momento é o que será feito, visto que a experiência da coleta nas comunidades, embora no início vinha dando certo, com o tempo se tornou um problema, justamente por receber lixo impróprio para a reciclagem; isso fez com que a empresa receptora deixasse de receber o lixo”, informa o prefeito municipal Sidnei Willinghöfer, reforçando que a coleta nos pontos estratégicos às segundas-feiras é exclusivamente do lixo reciclável.

Existem diversos tipos de materiais que podem ser reciclados, os principais são: papel (como jornais, revistas, envelopes, caixas de papelão), que é usado para fabricar papel novo; vidro (potes de alimentos, garrafas, frascos de remédio), que é 100% reciclável, ou seja, cada tonelada reciclado resulta em uma tonelada de vidro novo; plástico (garrafas, sacolas, canos de pvc, embalagens, etc.), cuja reciclagem gera matéria-prima para fabricação de diversos produtos; metal (latas de alumínio e aço, arames, pregos, fios de cobre, etc.), que pode ser reciclado muitos vezes. “É importante a população saber que qualquer outro tipo de material descartado no lixo reciclável será um problema para a empresa coletora; essa conscientização faz toda a diferença no resultado que almejamos e que só será possível com a cooperação de todos”, destaca a Secretária de Saúde, Maristela Valer.

A coleta seletiva iniciará no dia 05 de agosto. Até lá uma intensa campanha de orientação, visando a conscientização da população, será feita no município. A empresa coletora auxiliará nessa campanha disponibilizando profissionais qualificados. Um dos momentos será no dia 17 de julho, às 13h30min, no auditório da Prefeitura. O evento é aberto a todos que desejarem participar e colaborar como fomentadores desse processo de esclarecimento e conscientização das pessoas.

Nos próximos dias será definida uma estratégia para o descarte correto de lâmpadas e outros tipos de materiais que não são descartáveis e nem recicláveis.