Esclarecimentos sobre o CAEPF lota auditório da Prefeitura

Publicado em 10/06/2019 às 16:07 - Atualizado em 08/10/2019 às 15:03

A Prefeitura Municipal de Flor do Sertão, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou, no último dia 07 de junho, sexta-feira, um encontro de esclarecimentos sobre o Cadastro de Atividade Econômica de Pessoa Física (CAEPF). O evento, realizado no auditório da Prefeitura, foi ministrado pelo diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maravilha e região, Neivo Allembrant, e teve expressiva participação, principalmente dos agricultores, que puderam tirar dúvidas e buscar orientações sobre os trâmites para a realização do Cadastro, que já é obrigatório.

Segundo Neivo, a tendência é que haja unicamente um cadastro, que substituirá o bloco de produtor. “O Cadastro, no caso das propriedades rurais, deve ser feito em nome do primeiro titular do bloco de produtor; o segundo titular, automaticamente tem os mesmos direitos”. Ele reconhece que, de início, é comum algumas dúvidas, pois os próprios órgãos governamentais responsáveis pelo Cadastro têm tido dificuldades na implantação desse novo processo.

O vice-prefeito municipal, Renato Perin, que propôs a realização do encontro para esclarecer principalmente os agricultores, que têm tido dificuldades em razão das informações desencontradas: “Muitas pessoas nos procuram para saber como fazer e como funcionará o Cadastro, então pensamos em realizar este momento justamente para esclarecer nossa população”, comenta Renato, satisfeito com a boa participação.

O Cadastro pode ser feito pelo próprio produtor, via internet, ou por um contador. O Sindicado também tem auxiliado os sócios na elaboração. No Cadastro o produtor precisa identificar suas principais atividades econômicas; se, depois, sair de uma atividade econômica identificada, deve inativar aquela atividade no Cadastro – que, na hipótese de retorno à atividade, pode reativar. As empresas, segundo Neivo, não emitirão nota de compra de produtos se o produtor não tiver o Cadastro.

(Responsável pela Matéria: Jovir Zanuzzo)