Cavalgada e Romaria de Caravaggio superam expectativa!

Publicado em 31/05/2019 às 09:37 - Atualizado em 31/05/2019 às 09:53

A chuva ao longo da semana parecia que prejudicaria a participação dos fieis na Romaria de Nossa Senhora do Caravaggio em Flor do Sertão. No entanto, como um presente dos céus, apesar da neblina nas primeiras horas, o dia da padroeira do município foi ensolarado e a programação superou as expectativas dos organizadores, tanto na cavalgada, que está em sua 7ª edição, quanto na celebração e no almoço festivo, seguido de matiné.

Ainda na manhã de sábado, dia 25, dezenas de cavaleiros iniciaram, no município de Santa Terezinha do Progresso, a Cavalgada de Nossa Senhora do Caravaggio, partindo em direção a Flor do Sertão. Na noite do sábado, a comunidade da Linha Pedra Branca realizou o “Jantar dos Cavaleiros”, oportunizando banho e pouso aos participantes da cavalgada. O percurso entre a localidade e a cidade foi realizado na manhã de domingo, sob forte neblina, tendo à frente a imagem da padroeira do município.

Por volta das 9h30min, os aproximadamente 70 cavaleiros foram acolhidos pelos organizadores da Romaria e centenas de fiéis na praça municipal, onde foi realizada a celebração religiosa, presidida pelo Pe. Pedro Almeida, pároco de Maravilha. Como de costume, cada fiel recebeu uma rosa, expressão de carinho à mãe de Jesus. Momento marcante da missa foi a dramatização do aparecimento de Nossa Senhora à camponesa Joaneta, em Caravaggio, na Itália, no ano 1432.

Após a celebração foi realizada a procissão até o Santuário, onde ocorreu a bênção de objetos religiosos e dos romeiros, finalizando com a passagem do tradicional “véu de Nossa Senhora” por sobre os fieis presentes. Um momento emocionante para os devotos de Caravaggio.

O Centro Municipal de Eventos ficou lotado para o almoço festivo, superando as expectativas dos organizadores da festa, que contou ainda com animado matiné, ao som do musical Tchê Pealasso.