---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Flor do Sertão é destaque em Mostra Catarinense na área da Saúde!

Publicado em 12/04/2019 às 15:34 - Atualizado em 12/04/2019 às 15:37

Cada vez mais Flor do Sertão é reconhecida pelo trabalho que é realizado na área da saúde. Um reconhecimento em âmbito local, regional e nacional. Nesta semana uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde, composta pela Secretária Maristela Valer, o enfermeiro Adriano Pereira e a professora de educação física Cristiane Carniel, participaram da 2ª Mostra Catarinense “Aqui tem SUS”, em Piratuba/SC, organizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), onde fizeram apresentação de três trabalhos desenvolvidos no município. Em todo o Estado, foram inscritos 189 programas, dos quais 56 se classificaram para a Mostra. Desses, 36 programas foram escolhidos para a etapa nacional – DOIS deles de Flor do Sertão.

Do município foram apresentados os seguintes programas:

- Programa “Pilates Solo”: uma modalidade alternativa de tratamento, que tem se mostrado eficiente na redução de dores e na melhora da qualidade de vida principalmente de pacientes portadores de patologias musculoesqueléticas – é uma terapia complementar à medicamentosa; em sua maioria os pacientes são agricultores, cujo trabalho implica grande impacto físico; a prática corrige desequilíbrios musculares, melhora a postura e tonifica a musculatura com mínimo ou nenhum risco de lesão.

- Programa “Academia da Saúde”: com objetivo de melhorar a qualidade de vida através da atividade física, a academia disponibiliza de horários para que todos os interessados, além daqueles que têm orientação médica, pratiquem alguma atividade física com orientação de profissional da área – atualmente, as professoras de educação física Raquel de Lima e Cristiane Carniel fazem esse acompanhamento; diversos programas, como o “Pilates”, são desenvolvidos na academia, atendendo de crianças a idosos.

- Programa “A Saúde vai à Comunidade”:  o programa consiste em um roteiro de visitas de uma equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde a todas as comunidades do município, levando informações e orientações, além da entrega de medicamentos aos munícipes que fazem uso sob recomendação médica; além dos encontros nas comunidades, a equipe visita pacientes em suas residências para se inteirar da real situação do mesmo.

Estes dois programas “Academia da Saúde” e “A Saúde vai à Comunidade” foram premiados com troféu pelo CONASEMS e agora irão à etapa nacional. A Secretária Municipal de Saúde, Maristela Valer, que recebeu os troféus, juntamente com o enfermeiro Adriano Pereira, comemorou, ainda na cidade de Piratuba, mais essas conquistas: “É uma satisfação imensa levantar esses troféus; deve ser essa a sensação dos meninos quando conquistam um campeonato, uma sensação indescritível, ainda mais em se tratando de saúde, uma área que tradicionalmente padece, mas que em nosso município vem sendo tratada com todo cuidado necessário”, vibra Maristela, reconhecendo que “não é uma conquista individual, é uma conquista da equipe toda, da Administração municipal, da população florsertanense”.

Segundo a professora de Educação Física, Cristiane Carniel, que atua na Academia de Saúde e é responsável por diversos programas lá desenvolvidos, como o “Pilates Solo”, qualquer pessoa, de qualquer idade, pode usufruir da academia e dos programas nela desenvolvidos. “Nossa academia já teve diversos reconhecimentos, tanto pela sua estrutura de alto nível, quanto pela amplitude do atendimento, através dos diversos programas disponíveis; este troféu é mais uma confirmação de que estamos no caminho certo, o que nos deixa muito satisfeitos!”, comemora Cristiane.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar