Quanto tempo você dedica à sua saúde?

Publicado em 10/04/2019 às 13:04 - Atualizado em 10/04/2019 às 13:37

Mesmo sem saber que o tema da palestra era, na verdade, uma pergunta desafiadora, centenas de pessoas dedicaram boa parte da manhã deste dia 10 de abril para prestigiar o evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que contou com uma esclarecedora palestra com a nutricionista oncológica Emanuela Schirmer, de Chapecó. Desde cedo algumas profissionais da saúde estavam disponíveis no local para realizar testes de glicemia capilar.

Na ocasião, foi realizada a entrega oficial à população florsertanense da ambulância, adquirida com verba parlamentar do ex-Deputado Marco Tebaldi do PSDB, atendendo solicitação das lideranças do partido no município, protocolada junto ao parlamentar em 2017, no valor de R$ 170 mil reais, e contrapartida do município no valor de R$ 9 mil reais. Ernani Markendorf, presidente municipal do partido, manifestou satisfação em colaborar com tão importante aquisição para o município: “Na verdade, nem temos palavras para expressar nossa alegria em ajudar para que a população florsertanense fosse contemplada; é uma conquista do município, de todos nós – claro que esperamos usar pouco a ambulância, mas quando for preciso, é um veículo muito bem equipado”, destacou Markendorf.

O prefeito municipal, Sidnei Willinghöfer, mesmo estando em Brasília, por ocasião da Marcha dos Prefeitos, enviou comunicado expressando agradecimento especial ao ex-deputado Marco Tebaldi e seus correligionários em Flor do Sertão. “Quando em 2017 protocolamos a solicitação, no gabinete do parlamentar em Brasília, fomos muito bem atendidos e agora cabe-nos agradecer, em nome da população florsertanense, a valorosa colaboração de Tebaldi para nosso município!”, conclui o prefeito.

Em sua palestra, a nutricionista oncológica EMANUELA SCHIRMER, que atua em Chapecó, destacou a importância da alimentação para uma vida realmente saudável. Segundo ela, sabemos o que convém ou não fazer e como devemos ou não nos alimentar para gozar de saúde, mas geralmente não levamos a sério como deveríamos. “Se não temos alguma doença ou patologia, qualquer alimento pode ser consumido; a questão é quanto, como e com que regularidade ingerimos; no caso do câncer, que é uma doença muito temida, uma alimentação inadequada aumenta em 30% as chances de adquirir essa doença”, informa ela, enfatizando que é o mesmo percentual do cigarro: “uma pessoa que fuma e também se alimenta mal aumenta em 60% as chances de adquirir câncer”.

Ao final do evento as membras do GAVI (Grupo Amigas da Vida) distribuíram medicamentos fitoterápicos, por elas produzidos, aos presentes. A organização do evento disponibilizou lanche aos participantes do evento.