Evento “Família na Escola” é sucesso de participação!

Publicado em 08/04/2019 às 13:58 - Atualizado em 08/04/2019 às 15:01

Aproximadamente quinhentas pessoas participaram do evento “Família na Escola”, organizado pelas instituições de ensino de Flor do Sertão, no último sábado dia 06 de abril. A programação, que já faz parte da agenda da Secretaria Municipal de Educação, foi realizada no ginásio esportivo municipal e contou com a presença das principais autoridades do município, além de toda comunidade escolar do Centro Educacional Padre Luis Muhl (CEPLM) e da Escola de Educação Básica Jorge Lacerda (EEBJL).

Na ocasião, Marivete Comin, diretora da Escola Jorge Lacerda, destacou a importância do evento, lembrando que o bom desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes depende da cooperação família-escola. “A família é a primeira ‘sala de aula’ de todos nós, onde aprendemos através do ensinamento e do exemplo dos pais; nenhuma escola conseguirá cumprir plenamente seu papel se não tiver a colaboração da família”, destacou ela, satisfeita com a excelente participação das famílias no evento – que reuniu cerca de 30% da população do município.

O prefeito municipal, Sidnei José Willinghöfer, parabenizou a boa organização do evento, destacando o empenho da Administração com ações na área da Educação, uma das prioridades de sua gestão. Dentre as diversas realizações, indicou a ampliação do espaço da Educação Infantil, o que garantirá mais vagas na creche. “A Administração atua de forma a garantir acesso digno à educação, desde os primeiros passos, na creche, até a faculdade e cursos profissionalizantes, pois reconhece a importância fundamental da formação e qualificação das pessoas para o desenvolvimento do município”, enfatizou ele.

A professora da UNOESC de São Miguel do Oeste, Taíza Gabriela Zanatta Crestani, que é psicóloga e mestre em ciências sociais ministrou a palestra “A importância dos pais na vida dos filhos”. Ela destacou o papel educativo dos genitores e responsáveis no desenvolvimento integral dos filhos, com ênfase especial à fase inicial da vida, quando se forma a base da personalidade. Segundo ela, a “pirâmide das necessidades” ajuda a compreender a abrangência e complexidade da pessoa humana, sintetizadas em cinco dimensões: fisiologia, segurança, social, estima e realizações pessoais.