Vereadores fazem Curso e pleiteiam verbas em Florianópolis

Publicado em 08/04/2019 às 09:25 - Atualizado em 08/04/2019 às 11:03

Ao Poder Legislativo Municipal cabe a aprovação de Leis na esfera municipal. Mas o papel dos vereadores não se limita a isso. E um de seus compromissos é buscar recursos que venham ao encontro das necessidades da população local. Aproveitando a estadia na capital do Estado, onde participaram do curso “Técnica Legislativa e a Participação Popular na Elaboração de Leis”, alguns vereadores de Flor do Sertão pleitearam, junto aos deputados estaduais, verbas para o município.

Foram protocoladas duas solictações de verbas parlamentares: uma pelo vereador Olmiro Martins da Silva ao gabinete do Deputado Mauro de Nadal, solicitando recursos para realização de cirurgias eletivas, o que reduziria o tempo de espera dos pacientes florsertanenses; e outra dos vereadores Leonir Pelison e Evaldir Soares Antunes ao gabinete da Deputada Marlene Fengler, solicitando recursos para as áreas prioritárias do município: agricultura, saúde, educação e infraestrutura urbana. Segundo a Câmara de Vereadores, Flor do Sertão já tem praticamente assegurada a liberação de 185 mil reais, em verba parlamentar ainda de 2018, do gabinete do então Deputado Gelson Merísio, para custear a folha salarial dos servidores da saúde.

Sobre o curso do qual os vereadores participaram, em Florianópolis, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Oldemar Von Heinburg, reconhecer a importância da capacitação e do aprendizado. “Em todas as áreas é importante se qualificar; esse curso nos ajudou a entender mais sobre a participação da população na elaboração das leis do município; qualquer cidadão pode propor um projeto de lei; sua aprovação, no entanto, depende da apreciação e aprovação por parte do Legislativo”, destaca Oldemar. Além do presidente, participaram do curso, na Capital do Estado, os vereadores Leonir Pelison, Olmiro Martins da Silva, Evaldir Antunes, Luizinho dos Santos, Sedenir Puntel e Elias Zanella, além da assessora da Câmara, Luciane Hahn.