Primeira sessão da Câmara elege mesa diretora e aprecia projeto do Executivo!

Publicado em 19/02/2019 às 08:35 - Atualizado em 08/10/2019 às 15:37

A Câmara Municipal de Vereadores de Flor do Sertão teve sua primeira sessão do ano na última sexta-feira, dia 15 de fevereiro. Na ocasião retornou ao Legislativo o vereador Valmir de Jesus Pinto, que até então ocupava o cargo de secretário de educação, e também foi eleita a nova mesa diretora da casa, para o exercício 2019, ficando assim composta: Presidente Oldemar Von Heinburg, Vice-Presidente Luizinho dos Santos, Secretária Natalina Müller e Vice-Secretário Olmiro Martins da Silva, presidente da casa no exercício anterior.

O vereador Olmiro, ao entregar a presidência do Legislativo, agradeceu a colaboração e a confiança dos colegas vereadores, bem como a parceria com o Executivo municipal. Por sua vez, o presidente eleito, vereador Oldemar, além de agradecer os votos de confiança da maioria dos colegas – recebeu sete dos nove votos, comprometeu-se a atuar da melhor forma possível em favor da população florsertanense. Aproveitando a presença do prefeito municipal na sessão, dispôs-se a legislar buscando sempre a parceria e o trabalho conjunto.

Convidado à tribuna, o prefeito municipal Sidnei Willinghöfer explicou o projeto de lei n. 01/19, o qual sugeriu ser apreciado pelos vereadores em caráter de urgência. O projeto consiste em buscar empréstimo no valor de um milhão e quinhentos mil reais junto ao BADESC para a execução de duas importantes obras: a ciclovia que ligará a cidade à área industrial; e a ampliação da creche municipal. “Em razão das novas configurações políticas em nível federal, são incertas as verbas para essas obras; propomos o projeto considerando que são ações altamente positivas para nossa população, ampliando o número de vagas na creche e garantindo um acesso melhor e mais seguro àqueles que se deslocam à área industrial do município”, explicou Willinghöfer, destacando que o município teria um ano de carência e, depois, três anos para pagar.

Após as comissões emitirem parecer favorável ao projeto, o mesmo foi aprovado por unanimidade em primeira votação – outras duas votações acontecem no próximo dia 21 de fevereiro, uma em sessão extraordinária e outra em sessão ordinária da câmara; só então o projeto será encaminhado. Alguns vereadores expressaram agradecimentos ao prefeito por demandas atendidas, como a construção de banheiro anexo à unidade de saúde, a pedido do vereador Olmiro, e a colocação de placa na rodovia que corta a cidade, atendendo pedido da vereadora Natalina.

O vereador Luizinho, vice-presidente da casa, reconheceu que a ciclovia, que o executivo propõe criar, beneficiará número considerável de munícipes. Sedenir Puntel, por fim, propôs ao Executivo uma solução alternativa ao problema das lixeiras na cidade, ao que o prefeito confirmou solução já encaminhada. Neste ano, por decisão dos próprios vereadores, as sessões da Câmara serão sempre às quintas-feiras, com início às 13h30min. As mesmas são abertas à participação da população.

(Responsável pela Matéria: Jovir Zanuzzo)