Alunos adolescentes recebem orientação no Programa Viva Bem

Publicado em 29/10/2018 às 11:59 - Atualizado em 29/10/2018 às 11:59

Alunos da rede estadual de ensino de Flor do Sertão participaram na última semana de palestras nas escolas, realizadas em parceria com o Programa Viva Bem, desempenhado pelo Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, com foco na saúde preventiva. De acordo com a secretária de Saúde, Maristela Valler, aproximadamente 170 alunos, de 9 a 15 anos, foram atendidos. Segundo ela, o trabalho de orientação e prevenção é fundamental para alertar os adolescentes.

As palestras foram ministradas pela a enfermeira Ágda Hemkemaier Andres. Segundo ela, o programa Viva Bem trabalha em diversos segmentos e, especificamente nas palestras em Flor do Sertão, foi abordado a conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis e sexualidade. Os riscos de uso de drogas lícitas e ilícitas também foi abordado pelos profissionais da saúde.

De acordo com Ágda, o programa de Saúde Preventiva do Hospital Regional é desenvolvido há aproximadamente um ano e meio, com intuito de levar informação à população. No caso das palestras nos municípios, ela explica que o intuito é, também, de aproximar o Hospital das Unidades Básicas de Saúde. Ela revela que os municípios interessados em receber palestras em escolas ou com outros grupos, a exemplo de gestantes, podem entrar em contato pelo 36311800 ou pelo e-mail (pspvivabem@hrtgb.org.br). Conforme Ágda, o trabalho não tem custo aos municípios.